Saúde / Saúde

06 de Fevereiro de 2014 17h07

Prevenção de câncer bucal é tema de campanha

06/02/2014

DANIELE DANCHURA

A Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado (08), uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal. O evento será realizado na Clínica Odontológica do bairro Tijucal, das 8 às 12 horas, em parceria com o programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Centro Universitário Univag.

Dentre as ações programadas para o evento estão os exames bucais gratuitos, entrega de folders educativos, distribuição de kits de higiene bucal, orientações de como fazer o autoexame bucal, informações sobre principais fatores de risco para o câncer de boca como o tabagismo, o etilismo, a radiação solar e atualmente as infecções pelo papiloma vírus humano (HPV).

Os casos suspeitos, com necessidade de exames complementares para estabelecer o diagnóstico como citologia esfoliativa e biópsia serão encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas do Município (CEO). Outras necessidades odontológicas serão avaliadas pelos critérios de priorização e encaminhadas às unidades de atenção básica.

As atividades serão desenvolvidas por cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal do município em parceria com a LACCanBo/MT (Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso) e discentes do Curso de Odontologia do Univag, que estarão sob a supervisão da professora Diurianne França, que também é cirurgiã-dentista e compõe a equipe do município.

O objetivo da campanha, realizada em alusão ao Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro), é desenvolver atividades de prevenção e detecção precoce, estratégias essenciais para a desmistificação da doença e a redução dos elevados índices de morbidade e mortalidade no país.

CÂNCER DE BOCA

Atualmente, o câncer de boca é um dos problemas de saúde mais complexos enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro, devido a sua magnitude epidemiológica, social e econômica. Ressalta-se que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorre anualmente no mundo poderia ser prevenido.

No Brasil, em 2014, estimam-se mais de 14 mil casos novos de câncer de boca, sendo 11.280 casos novos em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso, a estimativa é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes. 

Estudos apontam que o hábito de fumar e beber estabelece um sinergismo entre esses dois fatores de risco, aumentando 35 vezes o risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. O fumo é responsável por cerca de 42% dos óbitos por essa neoplasia. Já o etilismo pesado corresponde a, aproximadamente, 16% dos óbitos. O câncer de boca relacionado à infecção pelo HPV tem aumentado entre adultos jovens em ambos os sexos. Parte desse aumento pode ser atribuída a mudanças no comportamento sexual.

A detecção precoce pela inspeção visual seja ela feita pelo próprio indivíduo, por cirurgiões-dentistas ou outro profissional de saúde, pode detectar lesões cancerizáveis em fase iniciais. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de boca apresenta cura com bom prognóstico.

Serviço

Assunto: Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal

Data: sábado (8)

Hora: das 8 às 12 horas

Local: Clínica Odontológica do bairro Tijucal – Avenida Espigão, S/N – ao lado do Centro de Saúde.