Saúde /

25 de Junho de 2013 11h46

Prefeitura realizará dia "D" de combate à diabetes na sexta-feira

25/06/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá


A Prefeitura de Cuiabá realizará, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Diabetes, comemorado em 26 de junho, a intensificação de atividades para prevenção da doença em todas as unidades básicas de saúde. O dia “D” será na sexta-feira (28), a partir das 8h, quando os agentes trabalharão na prevenção, promoção e educação sobre a diabetes.

 

As atividades serão realizadas no Centro de Saúde Dr. Virgílio Alves, no bairro CPA IV, que hoje possui 536 pacientes cadastrados com diagnóstico de Diabetes Mellitus. As equipes das 96 unidades de saúde da Rede Básica desenvolverão as respectivas atividades com sua população local.

 

O evento faz parte do cronograma de atividades contínuas da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, considerando o tripé de sustentação dos serviços primários de saúde: promoção, prevenção e educação. O objetivo é proporcionar à população meios de melhorar e participar do seu autocuidado, potencializando a qualidade de vida e saúde.

 

Na quarta-feira (26), Dia Nacional de Combate à Diabetes, também serão realizadas atividades de educação em saúde para os usuários das unidades básicas, com o foco no controle dos níveis glicêmicos na população com e sem diabetes, levando informações e realizando cuidados que demonstrem e sensibilizem a comunidade sobre a importância do cuidado preventivo para controle da Diabetes.

 

Dados

 

Segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, em 2011, 5,6% da população brasileira possuia diagnóstico de diabetes, sendo que na região Centro-Oeste esse número é de 4% da população total e em Cuiabá são 5%.

 

Considerando que a população cuiabana é de 561.329 habitantes, conforme dados do IBGE em 2010, são aproximadamente 28 mil pessoas com a doença.

 

Aproximadamente 15 mil pessoas estão cadastradas no Programa Municipal HIPERDIA. O aumento do diagnóstico dessa patologia está intimamente ligado ao maior acesso da população aos serviços da atenção primária de saúde.