Saúde /

06 de Março de 2013 10h12

Prefeitura realizará conscientização no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

06/03/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


A Prefeitura de Cuiabá realizará, no dia 22, várias atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março. O objetivo é conscientizar a população sobre os sintomas e tratamento da doença. O evento ocorre entre as 8h e 12h, na Praça Alencastro.
 

A tuberculose é um grave problema de saúde no Brasil, em particular, Cuiabá. Em 2012, o município apresentou 562 casos da doença, sendo que 68,7% obtiveram cura, percentual considerado baixo, levando-se em conta que a meta é de 85%. Os casos de abandono de tratamento registraram 8,4%, bem acima do percentual aceitável que é abaixo de 5%. 

“É fundamental que se enfrente este agravo em todos os níveis de atenção à saúde, dando visibilidade ao seu controle e intensificando as ações de prevenção/tratamento em nossas unidades de saúde. A tuberculose está no ar, se não tratar, pode matar”, afirmou responsável técnica pelo Programa de Tuberculose de Cuiabá, Frances Olívia. 

Durante o evento, serão distribuídos panfletos, profissionais darão orientações sobre a doença, além de atividades e apresentações culturais que serão realizadas por alguns parceiros convidados. 

As unidades básicas de saúde realizarão palestras, distribuição de folders, orientações sobre a doença, busca ativa de assintomáticos respiratórios, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para a cura do doente.