/

23 de Agosto de 2013 17h24

Prefeitura realiza mutirão de cirurgias para atender 50 crianças

23/08/2013

JC Patrício


Cerca de 50 crianças serão operadas neste sábado (24) por médicos da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) em regime de mutirão. O objetivo é diminuir a fila de espera por cirurgias pediátricas do SUS (Sistema Único de Saúde). A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa e CIPE.

 

O presidente da CIPE em Mato Grosso, Augusto Aurélio Carvalho, disse que iniciativas como essa vêm sendo realizadas em todo o Brasil há cinco anos, mas só agora a CIPE encontrou apoio necessário para atender Cuiabá. “Trata-se de uma ação social da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica que depende de parcerias para a sua realização. E pela primeira vez encontramos apoio aqui em Cuiabá, graças à determinação do secretário Kamil Fares e da diretoria da Santa Casa, que nos ofereceram a estrutura necessária”, disse o médico.

 

O presidente da sociedade mantenedora da Santa Casa, Antônio Preza, informou que oito salas de cirurgia, médicos anestesistas e enfermeiros do hospital foram disponiblizados para a o mutirão. Palhaços do grupo “Doutores da Alegria” também participam da ação, acompanhando as crianças no pré e pós-operatório. “Queremos criar um ambiente de descontração para que tudo ocorra de forma tranquila, célere e eficiente”, disse Preza.

 

As cirurgias que serão realizadas, segundo o presidente da CIPE/MT, são de média complexidade e as crianças poderão ir para casa no mesmo dia. “Estão previstas cirurgias de fimose, hérnia inguinal e umbilical e outros problemas que costumam acometer as crianças”.

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, o apoio da SMS ao mutirão segue a política determinada pelo prefeito Mauro Mendes de não medir esforços para levar mais saúde e qualidade de vida à população cuiabana. “Com esta ação estaremos aliviando a angústia das famílias e o sofrimento das crianças que esperavam há muito tempo por estas cirurgias. Aos poucos, vamos superando os gargalos da saúde em Cuiabá”.