Saúde /

29 de Novembro de 2010 13h40

Prefeitura entregará duas unidades de saúde amanhã

29/11/2010

Uiara Ribeiro - Assessoria SMS

O Prefeito Chico Galindo e o secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, farão a entrega de duas unidades de Saúde amanhã (30/11), às 8h, no bairro Bela Vista. O local, que abrigava o Centro de Saúde, teve o modelo invertido e a partir de agora passará a atender como Programa Saúde da Família do Bela Vista e Carumbé, com a intenção de aumentar a acessibilidade da população à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e incrementar as ações de prevenção e promoção à Saúde. 

Os dois PSF´s que serão inaugurados são unidades conjugadas que pretendem atender uma área de abrangência superior a capacidade de um Centro de Saúde. Os profissionais são divididos em duas equipes multidisciplinares que trabalham com o cadastramento das famílias, para terem um monitoramento constante dos programas de Saúde. 
 
Com base nos Programas do Governo Federal, a Capital também trabalhará sazonalmente com a busca ativa de pacientes que devem ser incluídos nas campanhas nacionais periódicas como de Hanseníase e Tuberculose, Saúde da Mulher, Planejamento Familiar, Prevenção em DST/ Aids, Prevenção e Controle da Diabetes, Hiperdia, entre outros.  

Programa Saúde da Família

A equipe básica é composta por um médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e Agentes Comunitários de Saúde (em número máximo de 1 Agente Comunitário de Saúde para cada 400 pessoas no urbano e 1 Agente Comunitário de Saúde para cada 280 pessoas no rural). 

As atribuições dos profissionais pertencentes à Equipe foram estabelecidas também pela Portaria Nº 648, de 28 de março de 2006, podendo ser complementadas pela gestão local. Baseado nesta mesma portaria foi estabelecido que para a implantação das Equipes de Saúde da Família deve existir (entre outros quesitos) uma equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4.000 habitantes, sendo que a média recomendada é de 3.000.

Mais informações:
3617-7379