/

19 de Agosto de 2013 16h05

Prefeitura elimina fila de espera por exames da Central de Regulação

19/08/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, após instalar regime de mutirão na Central de Regulação Municipal, eliminou a fila de mulheres que aguardavam por exames de ultrassonografia mamária e transvaginal, desde 2010. De março a julho deste ano, 3.939 exames foram realizados, sendo 1.235 ultrassonografias de mama, e 2.704 transvaginais.

 

A partir de agora, todas as solicitações encaminhadas à Central de Regulação do município para este tipo de exame serão prontamente atendidas na rede conveniada.

 

Segundo o secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, a meta da Prefeitura Municipal, estabelecida no início deste ano pelo prefeito Mauro Mendes, é acabar com a demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias em todas as áreas. “Negociações com a rede conveniada e a reestruturação dos serviços próprios da secretaria de Saúde estão sendo feitos com esse objetivo”, afirmou o secretário.

 

Os exames de ultrassonografia mamária são complementares aos exames de mamografia, recomendados para mulheres depois dos 40 anos, e são importantes para a prevenção do câncer de mama, por permitir maior acuidade na detecção de possíveis nódulos no seio. Já o ultrassom transvaginal permite tanto a prevenção quanto o diagnóstico precoce de doenças no aparelho genital feminino.

 

O índice de mulheres que faltaram aos exames ainda é alto. Neste período, 1.390 pacientes não compareceram para realizar os exames ou não atualizaram seus dados para contato na Central de Regulação.

 

Para atualizar os dados e evitar a perda da vaga para a realização dos exames, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3616-9188, ou visitar a sede da Central de Regulação, localizada na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), nº 1070, Centro de Cuiabá.