Saúde /

22 de Maio de 2013 10h38

Prefeitura de Cuiabá realiza dia "D" de combate ao tabagismo

22/05/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá realizará nesta sexta-feira (24) a campanha “Dia Mundial Sem tabaco”, em parceria com o Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Centro Universitário Univag, em alusão ao dia 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. A ação ocorre na Praça Alencastro, das 8h às 17h.

 

O evento tem o objetivo de incentivar os fumantes e não-fumantes, assim como profissionais de saúde, para a prática de ações educativas voltadas a promover uma vida saudável e com qualidade.

 

“Ações educativas proporcionam às pessoas acesso a informações sobre cuidados simples, porém que fazem a diferença na prevenção e no tratamento de determinadas patologias, fazendo com que a comunidade se sinta assistida pelos serviços de saúde”, afirmou a odontóloga Diulianne Campos França, que coordena o evento.

 

Índices

 

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Os dados mostram que mais de 5,6 milhões de pessoas morrem por ano devido aos males causados pelo tabaco, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia, sendo 600 mil fumantes passivos, aqueles que não fumam, mas estão sujeitos à fumaça do cigarro.

 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora). É a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal. Estima-se que em 2013, 27 mil pessoas deverão adoecer de câncer de pulmão no Brasil.