Saúde /

18 de Novembro de 2011 17h59

Prefeitura de Cuiabá lança projeto “Consultório de Rua”

18/11/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, lançou nesta sexta-feira (18-11) o projeto “Consultório de Rua”, na Praça Alencastro, região central da cidade. As ações do projeto serão realizadas dentro de um veículo van, onde será oferecido atendimento especializado a usuários de drogas, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Essa é uma parceria do município com o programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, idealizado pela primeira-dama, Norma Sueli Galindo.

O “Consultório de Rua” consiste em uma clínica móvel, com equipe multidisciplinar contendo seis profissionais da área da saúde: duas psicólogas, uma assistente social, uma enfermeira e dois redutores de danos (intermediário entre os atendidos e o consultório). Cuiabá é a primeira capital do Centro Oeste a implantar este projeto do governo federal.

O projeto visa implementar ações de promoção, prevenção e cuidados primários às pessoas que vivem nas ruas. Bem como, oferecer acesso a tratamento de qualidade aos usuários de substâncias psicoativas. A prioridade é atender crianças e adolescentes em situação de risco social.

De acordo com a coordenadora do projeto, Mara Cristina Tondin, o objetivo é levar saúde às pessoas sem acesso aos serviços básicos. “Vamos levar o serviço a usuários de drogas através de tratamentos de saúde, mas o principal proposta dessa fase é estabelecer vínculos com os atendidos. Assim, como trabalhar também na prevenção de doenças”, afirma ela.

Na próxima semana, a equipe do “Consultório de Rua” inicia as ações com abordagens a usuários em dois pontos da capital, na região do Porto, na segunda-feira (21-11), e proximidades da rodoviária, na quarta-feira (23-11).

A ação visa oferecer uma nova oportunidade aos usuários de Cuiabá, através da melhoria da saúde, com atendimentos realizado na hora e encaminhamento para hospitais nos casos mais graves.

Segundo a primeira-dama, Norma Sueli, a prefeitura terá como função a atuação direta junto ao morador de rua usuário de drogas, porém com o suporte do Ministério da Saúde. “Nossa meta inicial é realizar o cadastro para que essas pessoas passem por tratamento médico, de desintoxicação, mas a base é ganhar a confiança deles, resgatar a auto-estima e reintegrá-las ao convívio familiar”, ressalta ela.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá coordenar o projeto, no qual o governo federal investe R$ 200 mil. Em contrapartida, o município ofereceu o veículo e pessoal para atendimento.

Para o prefeito Chico Galindo, esse foi mais um passo dado pelo município, na área social. “Plantamos uma sementinha aqui, nossa pretensão é estender o serviço a quem necessita, mas o objetivo é que um dia ninguém que na nossa capital, precise do Consultório de rua. Essa é a verdadeira retomada de dignidade”, pontuou.

Valorizando Vidas

A van do “Consultório de Rua” estará exposta neste sábado (20-11), no bairro CPA I, onde ocorre das 8h às 17h, o programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, que irá atender aos moradores da região Norte da capital, com os serviços de todas as secretarias municipais.