/

17 de Novembro de 2011 09h03

Prefeitura de Cuiabá lança projeto “Consultório de Rua” nesta sexta-feira

17/11/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236

 

A prefeitura de Cuiabá lança o projeto “Consultório de Rua”, às 15h30, desta sexta-feira (18-11), na Praça Alencastro, região central da cidade. As ações do projeto serão realizadas dentro de um veículo van, onde será oferecido atendimento especializado a usuários de drogas, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Essa é uma parceria do município com o programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, idealizado pela primeira-dama, Norma Sueli Galindo.

O “Consultório de Rua” consiste em uma clínica móvel, com equipe multidisciplinar contendo seis profissionais da área da saúde: duas psicólogas, uma assistente social, uma enfermeira e dois redutores de danos (intermediário entre os atendidos e o consultório). Cuiabá é a primeira capital do Centro Oeste a implantar este projeto do governo federal.

Conforme o Ministério de Saúde, o “Consultório de Rua” é o mais novo dispositivo público do Sistema Único de Saúde (SUS) direcionado à rede de atenção integral em álcool e outras drogas. O objetivo é implementar ações de promoção, prevenção e cuidados primários às pessoas que vivem nas ruas. Bem como, oferecer acesso a tratamento de qualidade aos usuários de substâncias psicoativas. A prioridade é atender crianças e adolescentes em situação de risco social.

A ação visa oferecer uma nova oportunidade aos usuários de Cuiabá, através da melhoria da saúde, com atendimentos realizado na hora e encaminhamento para hospitais nos casos mais graves. Outro intuito é resgatar a auto-estima de moradores de rua e reintegrá-las ao convívio familiar. A prefeitura dispõe ainda de capacitação profissional para quem desejar retornar ao mercado de trabalho após o tratamento de desintoxicação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá coordenar o projeto, no qual o governo federal investe R$ 200 mil.

“Projeto Acolher”

Em complemento aos serviços ofertados em âmbito federal, a prefeitura de Cuiabá desenvolve o “Projeto Acolher”, direcionado a jovens e adultos de Cuiabá, usuários de crack e outras drogas. O projeto oferece acesso ao tratamento em comunidades terapêuticas conveniadas, com vista na inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos usuários e familiares.

Nas comunidades terapêuticas, os usuários recebem atendimento de grupos de ajuda, de manutenção da abstinência e acompanhamento de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

Conforme dados do Ministério da Saúde, o crack é uma droga que pode provocar lesões cerebrais irreversíveis e levar à morte em aproximadamente um ano. O cérebro é atingido de 10 a 15 segundos após o consumo, o efeito dura de 2 a 10 minutos.