Saúde / Carnaval 2014

27 de Fevereiro de 2014 15h25

Prefeitura de Cuiabá já disponilizou mais de 100 mil preservativos para o período do Carnaval

27/02/2014

DANIELE DANCHURA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Coordenadoria do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites da Secretaria Municipal de Saúde, já distribuiu mais de 100 mil preservativos para o período do Carnaval, tanto para as unidades de saúde de Cuiabá quanto para empresas e universidade públicas e privadas, para a realização de campanhas internas. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis.

As equipes de saúde também estão realizando palestras e distribuição de materiais informativos para o público geral. Na tarde desta quinta-feira (27) uma equipe estará no Terminal Rodoviário de Cuiabá, das 15h às 20h, entregando preservativos e folders e também orientando sobre a importância de se cuidar, principalmente em períodos de festas populares, como é o caso do carnaval. 

Empresas privadas também solicitaram palestras a serem ministradas para os colaboradores, como é o caso do Pantanal Shopping e da empresa Pão e Arte.

Além da distribuição de preservativos e orientações, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’S), localizados nas Policlínicas, e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) estarão mobilizados durante o período realizando palestras e ofertando o teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis. 

Os testes são indicados para pessoas que tenham passado por alguma situação de risco, como já terem adquirido DSTs, tuberculose, compartilhado agulhas e siringas ou mantido relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem camisinha.

Se o resultado for positivo para algum dos testes, o tratamento imediato pode garantir mais qualidade de vida. Nos casos de gravidez, a infecção com o vírus HIV pode prevenir a transmissão vertical, por meio de acompanhamento e tratamento adequado.