Saúde /

11 de Setembro de 2013 09h37

Prefeitura de Cuiabá inicia amanhã a 10ª Conferência Municipal de Saúde

11/09/2013

JC Patrício


A Prefeitura de Cuiabá realiza, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema central “O Resgate do SUS e Seus Princípios”, a conferência buscará, através de palestras, mesas-redondas e debates, uma reflexão sobre a base doutrinária que norteou a implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil e sua aplicação no atendimento à população cuiabana.

 

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e o Conselho Municipal de Saúde, conta com 302 delegados estão inscritos no evento, sendo 50% representantes dos usuários do SUS, 25% representantes dos trabalhadores da saúde e outros 25% representam o grupo governo/prestadores de serviço.

 

De acordo com a secretária-executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Janaína Penha Vítor da Silva, as conferências que acontecem em Cuiabá de dois em dois anos são sempre antecedidas de pré-conferências regionais, que definem os temas que serão debatidos.

 

Além do tema central, serão apresentados quatro subtemas para debate durante o evento: Repensando a Rede de Atenção Integral na Saúde, Gestão do Trabalho, Educação Permanente em Saúde e Fortalecimento do Controle Social.

 

O secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho, Kamil Fares, destacou a importância da conferência como “um espaço democrático” que possibilitará a elaboração de uma agenda pública capaz de conciliar os interesses de todas as partes envolvidas no fortalecimento do SUS. “É de fundamental importância a participação de todos nesse momento. Usuários, profissionais, gestores e prestadores de serviços têm na conferência uma oportunidade ímpar de dar a sua contribuição para a melhoria do atendimento à saúde da população”, enfatizou.

 

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso. A abertura dos trabalhos será feita às 8h desta quinta-feira, com encerramento previsto para as 17h30 de sexta-feira.