Saúde /

05 de Março de 2012 11h11

Prefeitura de Cuiabá empossa mais 59 Agentes de Saúde e de Endemias

05/03/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6

 

A prefeitura de Cuiabá  empossou mais  59 novos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, na última sexta-feira (03-03). Com as novas contratações, o município concluí o processo de efetivação dos profissionais que atuam em uma área fundamental da saúde, o trabalho corpo a corpo junto à população.

Nesta última etapa, foram efetivados 30 Agentes Comunitários de Saúde e 29 Agentes de Endemia. A primeira posse foi realizada pelo prefeito Francisco Galindo no dia 25 de janeiro. Na ocasião, foram empossados 253 Agentes Comunitários de Saúde e 205 Agentes de Endemias de Cuiabá. Cuiabá conta, agora com 283 agentes para área da saúde e mais 234 agentes para o setor de endemias, totalizando 517 profissionais para atender a população.

A solenidade de posse contou com a presença do prefeito Francisco Galindo, dos secretários Lamartine Godoy (Saúde), Adriana Barbosa (Gestão) e Silvio Fidelis (Governo). Francisco Galindo disse que era “uma satisfação e uma honra poder dar a posse de mais agentes, porque promove a regularização trabalhista destes profissionais e, também, porque aumenta o número de agentes atuando junto a comunidade e promovendo a melhoria da qualidade de vida dos cuiabanos”.

 

O prefeito lembrou que começou a lutar pela regularização da profissão dos Agentes ainda em 2006, quando era deputado Estadual. “Sinto-me honrado em ter participado da concretização desse sonho”, frisou. Galindo contou que naquele ano foi convidado para uma reunião na casa de Neide Borges de Miranda, pelo marido dela, Santiago dos Santos Ribeiro, para debater o assunto. “Hoje, estou orgulhoso e emocionado em dar posse a Neide como agente”, destacou o prefeito.

Servidores

Por meio do ato, a prefeitura de Cuiabá cumpre o Parecer nº 108/2011 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) de autoria do conselheiro Valter Albano, que acaba com a contratação temporária pelas prefeituras de Mato Grosso de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Foram efetivados 517 agentes que já trabalhavam até a data de 14 de fevereiro de 2006, quando foi promulgada a Lei que prevê a efetivação dos agentes.

Com a efetivação no cargo, os agentes passam a ser servidores do município de Cuiabá, e terão todos os direitos e deveres previstos para um servidor público.  Toda a categoria passa a ter segurança e motivação para dar continuidade ao seu trabalho diário, visitando a população de casa em casa.