Saúde /

01 de Outubro de 2012 19h00

Prefeito Galindo consegue liberar R$ 1,5 milhão no Ministério da Saúde para os hospitais

01/10/2012

Assessoria/SMS/Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, conseguiu hoje (01-10) à tarde a liberação de R$ 1,5 milhão para os hospitais conveniados da rede pública municipal junto ao Ministério da Saúde. O recurso já está depositado na conta das unidades hospitalares do SUS na Capital (Santa Casa, Júlio Müller, Hospital do Câncer, Santa Helena e Amecor).

Em reunião na última sexta-feira (28-09), também em atenção a pedido do prefeito Galindo, os hospitais haviam concedido prorrogação do prazo anterior (28-09 a 01-10) para que o Governo do Estado quitasse as pendências financeiras com a Saúde (o que ainda não aconteceu), sob pena de interromper o atendimento de Urgência, Emergência e UTIs. "Isto seria o caos", afirmou o prefeito cuiabano, mobilizando-se com o secretário Lamartine Godoy Neto à procura de uma outra alternativa para que a população não fosse penalizada.

"O empenho do prefeito e a pronta resposta do Ministério da Saúde na liberação da verba garantem a continuidade do atendimento das UTIs nos núcleos hospitalares. Mesmo porque, sabemos, elas já operam no seu limite, no vermelho. Entendemos isso perfeitamente. E só nos resta também agradecer pela sensibilidade de cooperação que eles (diretores) têm demonstrado com a população de Cuiabá e todos que necessitam dos serviços de saúde pública disponibilizados pelo município", disse Lamartine.

No ato da resposta do Ministério Pública, ainda informou o secretário,  o prefeito Francisco Galindo entrou em contato com os diretores dos hospitais para informá-los que este recurso já se encontrava à disposição das unidades conveniadas. "Os representantes agradeceram o empenho de Galindo e da SMS na condução de todo esse processo de negociação, e asseguraram que o atendimento das UTIs prosseguirá normalmente. Nossa esperança é para que o Estado se sensibilize e, o mais breve possível, deposite as parcelas ainda devidas aos hospitais conveniados, mantendo assim parceria em prol da manutenção da saúde pública na Capital", pontuou Lamartine.


Mais informações:
Assessoria de Imprensa SMS (65) 3617.7377 - João Carlos Queiroz