Saúde /

05 de Março de 2012 15h26

Prefeito de Cuiabá lança campanha "Prevenção da Obesidade na Infância e Adolescência"

05/03/2012

João Carlos Queiroz-SMS-3617-7379

 

O prefeito Chico Galindo lançou hoje (05.03) cedo, na EMB Marechal Cândido Rondon, bairro Alvorada, a campanha "Prevenção da Obesidade na Infância e Adolescência", em cerimônia que contou com a presença dos secretários municipais Lamartine Godoy Neto (Saúde), Permínio Pinto (Educação) e Carlos Brito (Comunicação Social), professores e integrantes das equipes técnicas responsáveis pelo programa. Dezenas de crianças que estudam no educandário fizeram avaliação antropométrica (peso e altura) no local, para armazenagem de dados dos primeiros meses de 2012. Em 2011, técnicos do Programa Escola com Saúde constataram que 8% das crianças da rede pública municipal apresentam quadro de obesidade.

No lançamento oficial desta campanha, o prefeito Galindo afirmou que "saúde é uma das bandeiras do bem-estar coletivo". Ele elogiou o programa Escola com Saúde como uma das iniciativas destacadas o governo federal.  "Se trabalharmos bem as áreas de Saúde e Educação, a contabilidade social de uma administração tende a ser positiva, no final. Os resultados serão compensadores, sem dúvida. Já terá valido a pena todo o esforço empreendido durante anos de trabalho sério no Executivo, a despeito de todos os desafios e dificuldades comuns a uma gestão pública".

O prefeito destacou ainda importância da campanha, lançada com o tema de Prevenção da Obesidade na Infância e Adolescência, "pois vem ao encontro das preocupações e da expectativa dos gestores em proporcionar mais saúde àqueles que estão sob sua guarda, direta ou indiretamente, pontuou". "As nossas crianças representam o futuro deste País, e é preciso cuidar bem delas em todos os sentidos". 

O secretário municipal de Saúde Lamartine Godoy Neto disse que a obesidade é um dos agravantes da saúde humana, posto que gera doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. "É melhor prevenir do que remediar, diz o velho e bom ditado correto. Daí a importância desse monitoramento precoce com nossas crianças, não somente durante os dias de lançamento da campanha (05 a 09 do corrente) nas escolas da rede municipal, mas durante todo o ano".

Lamartine informou ainda que a SMS contratou vários profissionais (médicos e enfermeiras) para ampliar os quadros e garantir melhor agilidade das equipes do Programa Escola com Saúde, justamente para a garantia de que melhores resultados sejam colhidos. "Foi determinação expressa do prefeito Chico Galindo: contratar mais médicos e enfermeiras para que nossas equipes possam estar estruturadas e aptas a prestar um atendimento satisfatório nessa área durante todo o ano".

As ações prioritárias para esta semana de mobilização consistem de Avaliação Antropométrica (peso e altura) e orientação de visitas às USB, bem como a realização de atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais. As atividades serão realizadas conforme cronograma estabelecido nas escolas municipais, localizadas nas Regionais Norte, Sul, Leste e Oeste de Cuiabá. Cerca de 10 mil alunos serão atendidos nesta semana. A meta do programa para este ano é atingir 45 mil estudantes das creches e escolas públicas do município.