Saúde / Força Municipal

17 de Abril de 2014 16h57

Policlínica do Coxipó passa a contar com segurança da Força Municipal

17/04/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Arquivo

A Policlínica do Coxipó “Dr. José Eduardo Vaz Curvo”, desde esta quarta-feira (16), conta com a presença durante 24 horas por dia de dois policiais da Força Municipal de Cuiabá, programa criado pelo prefeito Mauro Mendes para dar apoio à segurança pública na cidade.

A iniciativa faz parte do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. A partir do dia 23 de abril, as policlínicas do Pascoal Ramos, Pedra 90 e Verdão e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro também contarão com segurança armada.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Henrique de Souza, secretário Municipal de Apoio à Segurança Pública, a segurança no Coxipó é apenas o primeiro passo.

“Essa é a primeira etapa do trabalho da Força Municipal. Os policiais se ofereceram voluntariamente e começamos os trabalhos. Em breve vamos ampliar essa segurança a outras unidades de saúde, além das escolas e feiras livres. Esse serviço é de extrema importância para a tranquilidade e bem estar da população”, avaliou.

A coordenadora da Policlínica do Coxipó, Luzenir Alves de Souza, contou que, a partir do momento em que os policiais começaram a atuar na unidade, foi como mudar “da água para o vinho”. “Antes vivíamos com aquela sensação de insegurança, apreensivos, com medo da reação da população. Com a vinda da segurança privada já havia mudado o ambiente, mas com a vinda da Força Municipal, com certeza ficará melhor ainda”, salientou.

Os seguranças ficam 24 horas na unidade, divididos em três turnos: das 7h às 15h; das 15h às 23h e das 23h até às 7h.

Para o casal Maria do Socorro Neves do Nascimento e Adonias do Nascimento, a presença da Força Municipal na unidade de saúde traz tranquilidade e aumenta a sensação de segurança. “Tanto para quem busca atendimento quanto para quem está trabalhando dá uma segurança maior, porque muita gente chega achando que tem que ter atendimento preferencial e não é assim que funciona, mas a pessoa fica nervosa e isso é ruim para todos. Com certeza o pessoal vai respeitar mais agora”, afirmou Nascimento.

A doméstica Leomar da Silva Pereira, de 53 anos, conta que sempre busca atendimento junto à Policlínica do Coxipó e, para ela, foi uma surpresa chegar hoje na unidade e encontrar o policiamento. “Dá até pra sentir a diferença, está mais calma do que normalmente é. Sempre é bom ter mais segurança, mais cuidado com as pessoas, tanto para os trabalhadores como para os pacientes. Foi uma ótima ideia”, completou.

De acordo com a médica Larissa Amorim, que faz plantões na unidade desde outubro do ano passado, com a segurança à disposição é possível até ter mais foco no trabalho. “Quando não tinha segurança, trabalhávamos de forma apreensiva, porque sempre têm aqueles que não respeitam os atendimentos e vão entrando, e nos agridem verbalmente, mas agora, a sensação de segurança é maior, conseguimos focar mais em nosso trabalho”.

O secretário de Saúde do município, Werley Peres, ressaltou que a implantação da segurança armada feita pela Força Municipal dentro das policlínicas é um grande avanço e demonstra a preocupação do poder público com a segurança das pessoas, tanto das que buscam atendimento, quanto com os profissionais de saúde.

“Sabemos das necessidades existentes nas unidades e temos trabalhado diuturnamente com o intuito de resolvê-las – e está é uma das ações que estamos realizando para buscar a melhoria do atendimento à população”, finalizou.