Saúde / Saúde

20 de Março de 2014 08h45

Planos hospitalares de crise serão legado

20/03/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Representantes das redes pública e privada de saúde de Cuiabá participam, desde terça-feira (18), do curso teórico/prático de construção dos Planos Hospitalares para Acidentes com Múltiplas Vítimas. Cerca de 100 profissionais da área de saúde estão recebendo treinamento para atuar em momentos de crise. O curso segue até sexta-feira (21) e é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o governo da Alemanha, por meio da GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Glogal e a Filantropia do Hospital Sírio-Libanes (HSL).

Durante a solenidade de abertura do evento, que ocorre no Hotel De Ville, o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres, ressaltou que o legado deixado pelo curso de Planos Hospitalares não ficará só para a Copa de 2014, mas para os outros dias que virão. "Esse legado será eternizado pela multiplicação do saber, quem aprender agora irá repassar esse conhecimento. E só temos a agradecer essa expertize que os alemães estão trazendo para Cuiabá, para dividir conosco", completou.

O representante da Força Nacional do SUS (FN-SUS), Edson Teixeira, agradeceu o apoio recebido e a agilidade para organizar rapidamente o workshop. Ele também falou que nas próximas semanas Cuiabá também receberá um curso para atendimento de acidentes químicos e radioativos. "Com estes cursos, estaremos preparados para qualquer situação. Este é um grande legado para Cuiabá na área da Saúde e trará um impacto muito grande na sobrevida e qualidade de vida da população", concluiu.

Estão participando do workshop 12 unidades de saúde de Cuiabá. São elas o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Hospital Geral Universitário, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Universitário Júlio Müller, Pronto-Socorro de Várzea Grande, Hospital Santa Helena, Hospital do Câncer, Hospital Estadual Metropolitano, Hospital Santa Rosa, Hospital São Mateus, Clínica Feminina e Hospital Jardim Cuiabá.

O Workshop está sendo realizado por meio do Host City Programm (HCP), programa alemão de cooperação do BMZ e da Engagement Global e irá capacitar 100 pessoas como parte da estratégia do Ministério da Saúde para preparar os profissionais da saúde para enfrentamentos de ameaças, vulnerabilidades e organização da Rede de Atenção à Saúde no Brasil.

O Hospital Sírio-Libanês é o responsável pela viabilização dos workshops, sendo responsável pela logística para a realização do evento como a aquisição das passagens aéreas domésticas para as equipes alemãs, o material que será utilizado nos cursos, equipamentos para as apresentações, equipe e aparelhos de tradução simultânea em cada cidade e hospedagem das equipes.

Programação

Na quinta-feira (20), apenas 55 participantes do curso teórico darão continuidade no workshop, desta vez na parte prática virtual, por meio do simulado de mesa. Já na sexta-feira (21), será realizado o simulado prático no hospital de referência.