Saúde /

11 de Janeiro de 2013 11h31

Plano Emergencial para a Saúde é lançado e primeiros efeitos já são sentidos

11/01/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes e o secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, lançaram na manhã desta sexta-feira (11) o Plano Emergencial para a Saúde, que conta com 18 ações previstas para se realizarem em até 90 dias, e que já estão em andamento nas unidades da cidade. A primeira ação já foi realizada: o pagamento do Prêmio Saúde e plantões extras para os servidores da Secretaria já está regularizado.
 

Para que o Plano Emergencial fosse elaborado, Mauro Mendes e Kamil Fares visitaram as unidades de saúde da capital, conversaram com servidores, pacientes e sindicatos, e um diagnóstico foi elaborado. 

O principal objetivo do Plano é estabilizar o atendimento no Pronto Socorro Municipal, começando a agir efetivamente na rede secundária de saúde, formada por seis Policlínicas, 25 Centros de Saúde e 65 Postos de Saúde da Família (PSF). 

Entre as principais ações do Plano de Emergência estão a realização de concurso público para a contratação de 60 médicos para as policlínicas, o que garantiria pelo menos três médicos em cada uma, por 24 horas, e a otimização de leitos de retaguarda em hospitais conveniados à Prefeitura. 

Concurso Público 

A atual defasagem de médicos nas policlínicas de Cuiabá é de 60 funcionários. Na primeira etapa, serão convocados os classificados em concurso realizado no ano de 2010 para ocupar essas vagas. No caso de ainda haver vagas ociosas, um novo concurso será realizado. 

Este novo concurso público será realizado no prazo de 90 dias. “A maioria dos médicos em Cuiabá é contratada, ou seja, não é concursada. Para estas pessoas, que já trabalham para a Secretaria de Saúde, haverá um bônus de 20% da nota na pontuação do concurso, para que eles tenham uma possibilidade maior de continuar realizando o trabalho que já conhecem”, explicou Fares. 

Segundo o secretário, o conhecimento médico na rede pública de Cuiabá será o critério mais importante a ser levado em conta. 

Leitos de retaguarda 

Uma situação constante no Pronto Socorro de Cuiabá é a superlotação, formada principalmente por pessoas que aguardam cirurgias ortopédicas. Os pacientes que estiverem nesta fila de espera, porém estabilizados, deverão ser levados para leitos em outros hospitais. “Já foi feita essa aproximação com os hospitais conveniados e esses pacientes já vão sair daqui com data e horário da cirurgia marcados”, disse. 

Os hospitais conveniados são: Santa Casa de Misericórdia, Santa Helena, Hospital do Câncer, Hospital Júlio Muller, Hospital Geral Universitário, Hospital Militar e Hospital Bom Jesus de Cuiabá.

 

CONFIRA AS AÇÕES DO PLANO EMERGENCIAL PARA A SAÚDE DE CUIABÁ 

A. Preencher a escala médica nas Policlínicas, para o melhor atendimento ao cidadão.  

1. Regularizar o pagamento do Prêmio Saúde e dos Plantões Extras para os servidores da SMS;
2. Contratar 60 médicos para preencher as escalas das Policlínicas;
3. Chamar imediatamente os aprovados e classificados no Concurso Público de 2010 para que sejam lotados nas Policlínicas;
4. Fazer novo concurso público de médicos para a atenção secundária (policlínicas e ambulatórios de especialidades);
5. Formalizar termo de Cooperação Técnica com as Faculdades de Medicina de Cuiabá (UNIC e UFMT) para professores, residentes e internos;
6. Implantar o serviço de segurança para as policlínicas. 

B. Prover condições para ampliar o atendimento nos postos de saúde e PSFs

 

1. Orientar e estimular a busca do usuário aos postos de saúde para atendimento médico de menor gravidade;
2. Ampliar a oferta de medicamentos injetáveis, nebulizadores, aparelhos de pressão, termômetros e avaliação da gravidade do paciente.

 

C. Otimizar os leitos do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá 

1. Terminar e equipar a segunda UTI adulto, com inauguração em 45 dias;
2. Transferir pacientes crônicos para hospitais conveniados;
3. Pacientes que estão na fila de cirurgia serão transferidos para casa ou hospitais parceiros com cirurgia pré-agendada, com dia e hora;
4. Otimizar a ocupação dos leitos dos hospitais conveniados ao SUS (Santa Casa, HGU, Hospital Santa Helena, Hospital do Câncer, HUJM, Hospital Bom Jesus, Hospital Militar);
5. Aumentar o número de procedimentos cirúrgicos;
6. Iniciar a reforma da UTI Pediátrica; 

D. Otimizar a ações da Central de Regulação de Cuiabá

 

1. Cadastrar diariamente os leitos nos Hospitais Conveniados ao SUS, com prioridade para lotação de pacientes referenciados da Urgência e Emergência;
2. Agilizar a regulação e transferência de pacientes oriundos das Policlínicas para os Hospitais Conveniados através da Central;
3. Reativar a Equipe Técnica Médica de Pediatria e Clínica da Central de Regulação;
4. Acabar com a fila de espera de exames de ultrassonografia ginecológica, hoje com mais de 3.500 mulheres.