Saúde /

12 de Agosto de 2013 16h19

Nova ala do Hospital de Câncer irá triplicar o atendimento em Cuiabá

12/08/2013

Secretaria de Comunicação - 3645-6054

O secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, participou na manhã desta segunda-feira (12) da inauguração da nova ala do Hospital de Câncer de Cuiabá. Hoje com potencial para triplicar sua capacidade de atendimento, o passo inicial para a reforma começou em 2012 com a parceria entre entidades públicas, empresas privadas e sociedade civil. À época, o prefeito Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes também abraçaram a causa.

O novo espaço conta com seis mil metros quadrados que oferecem novos ambulatórios, consultórios, auditório, espaço administrativo e sala de arte-terapia. O local também abriga o Centro de Prevenção de Mama, que será dedicado exclusivamente à saúde da mulher.

“A Prefeitura de Cuiabá mantém convênio com o Hospital de Câncer e esta nova ala é muito importante para ampliar o atendimento aos pacientes da Capital, principalmente às mulheres, que ainda são diagnosticadas tardiamente”, destacou Kamil Fares.

O Centro vai contar com equipamentos de diagnóstico avançado, capazes de detectar precocemente o câncer de mama, conforme explica o diretor da unidade, João Castilho. Com a nova estrutura, o HCMT vai poder colocar em prática os projetos de pesquisa e prevenção que possui, como o Projeto Genoma, que prevê a criação de um banco de tumores. Com iniciativas deste porte, defende Castilho, dentro de 20 anos uma pessoa poderá saber se terá câncer e qual o tipo da doença.

A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, foi nomeada madrinha do Hospital e mobilizou a sociedade cuiabana para tornar realidade a ampliação e reforma da nova ala.

“O câncer é uma doença que não escolhe idade, sexo ou classe social. Infelizmente uma parcela muito grande da nossa população não tem condições financeiras para pagar por um tratamento na rede privada. Por isso, o Hospital de Câncer é muito importante para pessoas e suas famílias. Mais do que tratamento para a doença, ali os pacientes também encontram carinho, conforto e alívio. Fico feliz em contribuir para tornar esse projeto realidade”, afirmou.

O ator Otaviano Costa, nomeado embaixador do Hospital de Câncer de Cuiabá, encabeçou uma campanha nacional para angariar fundos em prol da instituição médica. "Ter feito parte desta história, junto a tanta gente boa e talentosa, me fez crer num mundo ainda mais bacana e possível. Permitir, através desta obra, que muito mais famílias sejam ajudadas no combate ao câncer, me enche de alegria e emoção. Que esta pequena iniciativa de um grupo de amigos e empresas, inspire ainda mais gente".

O Hospital de Câncer foi fundado em 1999 e, desde então, presta serviços à sociedade mato-grossense por meio do Sistema Único de Saúde e também de convênios particulares. A instituição nasceu a partir da Associação Mato-Grossense de Combate ao Câncer, criada em 1954 por um grupo de médicos e voluntários apoiados pelo Rotary Club, que tinham como objetivo principal prestar assistência médica especializada ao paciente portador de câncer.