Sábado, 20 de novembro de 2010, 14h15
A- |  A+

Saúde

Notificação compulsória do Pronto Socorro de Cuiabá ajuda no controle municipal de doenças


Foram cerca de 36 pessoas, entre adultos e crianças, que estiveram no Hospital do Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC) de janeiro a outubro deste ano apresentando um quadro clínico de meningite, mais  62 pessoas com hepatite e 116 com turbeculose.  Estas e mais 41 doenças  fazem  parte da lista da Notificação Compulsória (LNC) - registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Esta relação o HPSMC  realiza mensalmente através do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, dando seguimento ao trabalho de conscientização da notificação para o controle de doenças.

Segundo a Coordenadora do setor, Devanir Betin, o trabalho é  intenso e tem como objetivo averiguar as doenças que adentram o hospital, além de fazer o controle das notificações,  que posteriormente são direcionadas para o município. “ Fechamos mensalmente  a  contabilização de todas as notificações recebidas  e enviamos imediatamente para a Vigilância. Assim que são comunicados eles estabelecem ações prioritárias ao combate da doença,” destacou Betin.

Ela destaca, que o trabalho do setor se estende em comunicar o profissional da saúde sobre a importância da notificação compulsória. “ Deixamos informes, falamos pessoalmente,e explicamos o quanto a notificação é benéfica para a sociedade. E temos um respaldo positivo dos profissionais, que nos ajudam nesta busca.“Lembramos a todos envolvidos com a saúde, médicos, enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, farmacêuticos e outros, que estejam responsáveis em lugares públicos ou particulares da saúde que façam sua parte, realizando a notificação compulsória imediatamente,” concluiu Betin.


Mais informações:
36177379 ou 99828436

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá