/

30 de Maio de 2012 17h11

NOTA À IMPRENSA: PSM não pode ser responsabilizado por morte de ex-paciente

30/05/2012

Assessoria SMS - (65) 3617-7378

O diretor clínico do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Carlos Alberto Maranhão, falou nesta quarta-feira (30/05), sobre as circunstâncias da morte de um ex-paciente do PSM, Antônio Batista da Silva, nas proximidades do hospital. Segundo o que foi levantado, Batista, que recebera alta na terça-feira, faleceu com hemorragia estomacal numa quadra próxima ao hospital, na rua General Vale, nas primeiras horas desta manhã. Segundo informações, o ex-paciente estava abrigado numa Casa de Amparo e começou a passar mal durante a madrugada.

"Pelo que apuramos, às 5h45 da madrugada de hoje, ele voltou a sentir fortes dores no estômago. Ligou para a coordenadora da Casa de Amparo e solicitou transporte até o Pronto Socorro. Ela o instruiu para aguardar o dia amanhecer. Ele tentou então chegar a pé no PSM, quando a hemorragia o prostrou na calçada, levando-o infelizmente a óbito”, informou o diretor geral do HPSMC, Antônio Ignácio Medeiros.

Consta do prontuário médico da unidade, que Antônio Batista da Silva deu entrada no Pronto Socorro na última segunda-feira (28/05), sendo diagnosticado com hemorragia estomacal. Em virtude disso, ficou internado até ter seu quadro de saúde estabilizado nas horas seguintes, quando recebeu transfusão de sangue.  A alta aconteceu somente na manhã de terça-feira, sem que fosse registrada qualquer outra alteração no quadro de estabilização. De acordo com Medeiros, o paciente recebeu alta com encaminhamento para procurar uma unidade ambulatorial na área de gastroenterologia, para dar continuidade ao tratamento.

Diante disso, disse o médico Carlos Maranhâo, não se pode atribuir negligência ao PS no atendimento a Antônio Batista.  "Mesmo porque socorro externo é atribuição exclusiva do SAMU. O que não significa que o PSM não vá se posicionar emergencialmente para salvar alguém à parte das suas dependências, se isto for possível. Vai depender das circunstâncias da ocorrência, em si. Porém, ao sermos informados da situação desse ex-paciente já não havia mais nada a fazer, pois ele falecera".

Em virtude de o óbito ter ocorrido em via pública, é o Instituto Médico Legal (IML) que vai determinar a causa da morte de Batista. O diretor do PSM, no entanto, acredita que deve ter ocorrido uma intercorrência, característica desse quadro crônico do qual Antônio Batista da Silva era portador. "Conforme disse, o paciente já estava estabilizado, não precisava mais ficar internado. Mas o quadro hemorrágico detectado anteriormente, no ato da sua entrada no PSM, exigia acompanhamento sequencial de especialista em gastroenterologia".