Saúde /

30 de Setembro de 2011 17h33

Nenhum novo caso de toxoplasmose foi registrado hoje em Cuiabá

30/09/2011

JC Patrício- SMS Cuiabá: 8452-3501

Nenhum caso novo de toxoplasmose foi registrado até a tarde desta sexta-feira (30-9) em Cuiabá. Um surto, com 30 ocorrências em nove dias, colocou as equipes de vigilância sanitária e de combate às endemias em alerta. Até agora, 18 casos foram confirmados por exames laboratoriais e um descartado. Os outros casos continuam sendo investigados.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ivanete Fotunato, à medida que as pessoas forem aprendendo a reconhecer os sintomas da doença, novas suspeitas devem surgir. Na maioria das pessoas, a toxoplasmose é assintomática. Já nas pessoas que desenvolvem a doença os principais sintomas são febre, surgimento de caroços no pescoço e na nuca, manchas avermelhadas no corpo e inchaço do fígado e baço. Porém, alerta Fortunato, a comprovação da toxoplasmose só poderá ser feita por profissional médico e exame clínico.

O secretário-adjunto de Saúde de Cuiabá, Euze Carvalho, lembra que a toxoplasmose é uma doença benigna, de evolução simples, que pode ser tratada com antibióticos. Geralmente não deixa nenhuma sequela. A grande preocupação é com as mulheres grávidas, que podem transmitir a doença para o feto e a criança corre o risco de nascer com algum tipo de malformação congênita. Esta é a única forma de transmissão entre humanos.

Os felinos são hospedeiros naturais do protozoário Toxoplasma gondii e suas fezes a principal forma de infestação. Portanto, a melhor de se evitar a doença é intensificar os cuidados básicos com a higiene e evitar o contato com lugares e materiais onde gatos costumam depositar suas fezes, como areia e terra de parques, construções e terrenos baldios. Além disso, recomenda-se beber água de fonte segura, lavar bem frutas, verduras e legumes e não consumir carnes cruas ou mal cozidas, especialmente de porco e carneiro.