Saúde /

22 de Julho de 2011 11h02

Nenhum caso de dengue foi confirmado na última semana; cuidados ainda são necessários

22/07/2011

Ana Paula Soares/Assessoria-SMS

Dos três casos notificados como sendo dengue de residentes em Cuiabá na semana passada (semana 27°, período de 03 a 09 de julho) nenhum foi confirmado como positivo para a doença de acordo com o boletim semanal da Dengue da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa). Segundo os dados referentes à 28ª semana de 2011, no período de 10 a 16 de julho, apenas três casos foram notificados como sendo de Dengue em Cuiabá.

Mas a coordenadora do programa de combate a dengue no município, Alessandra Carvalho, adverte que o fato de poucos casos terem sido notificados da doença não quer dizer que estejamos livres da dengue. Ela afirma que as ações de combate à proliferação do mosquito não param nem em período de estiagem (ausência de chuva), e a população deve ficar atenta na guerra ao vetor transmissor da doença, o mosquito Aedes Aegypti.

“As ações de combate devem ser rotina das pessoas e são sempre as mesmas: evitar água parada, esvaziar e escovar paredes internas de recipientes que acondicionem água, tapar caixas de água e cisternas,furar ou eliminar pneus, guardar garrafas com os bicos para baixo para não reter água, limpar calhas de telhados, marquises e usar sempre  desinfetantes e água sanitária em ralos e na limpeza geral”, alerta Alessandra Carvalho.

No acumulado do ano de 2011 de residentes em Cuiabá, 933 casos foram notificados com suspeita da doença na capital, e 774 foram confirmados como sendo dengue. Dez casos são considerados graves, e um óbito segue em investigação.

Os bairros com maiores índices de proliferação do mosquito são: Pedra 90, Pedregal, CPA IV e Novo Paraíso.

Maiores Informações:
3617-7379