Saúde /

23 de Novembro de 2010 15h00

Mutirões de Combate Contra a Dengue continuam nesta quarta-feira

23/11/2010

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/HPSMC

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza amanhã (24-11) e na quinta-feira (25-11) mais um mutirão para o Combate contra Dengue 2010. As ações serão realizadas nas quatro regionais da cidade, concentradas nos bairros Jardim Industriário I e II; Planalto,Sol Nascente, Itamaraty; Jardim União, Jardim Florianópolis; Jardim Santa Isabel. O evento ocorrerá a partir das 08h, numa programação prevista para ser concluída às 17 horas. 

Além da participação da Vigilância à Saúde e Ambiente (Divisa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Saúde conta com uma parceria das Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), que fará a fiscalização, levantamento e notificação de casas abandonadas e terrenos baldios; também a Secretaria de Infra-estrutura (Seminfe) vai cooperar, com a missão de realizar a coleta do lixo dos terrenos baldios, bolsões de lixo e nos terrenos abandonados.  

Segundo a responsável técnica pelo Setor de Educação em Saúde da Vigilância-Divisa, Simone C. da Costa, integrante do Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, cada distrito terá um número específico de agentes que atuarão sob a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses. Esses agentes serão acompanhados por um Biólogo Distrital, durante a vistoria, coleta e tratamento dos reservatórios não removíveis. 

A técnica Simone Costa disse que a Divisa também vai exercer uma função muito importante nesta jornada dos mutirões. “Vamos fazer as notificações de imóveis com excesso de criadouros e em condições inadequadas de higiene. Além de realizarmos o bloqueio químico, feito com o popular borrifador”, finalizou.  

O Bairro Jardim Industriário I e II receberá 69 agentes para averiguação em 2.281 imóveis, Distrito Sul (Mutirão apenas no dia 24). Já nos bairros Planalto, Sol Nascente e Itamaraty vão atuar 78 agentes para 4.491 imóveis nesta região, Distrito Leste.  Para o Distrito Norte, nos bairros Jardim União e Florianópolis serão 3.377 imóveis para 61 agentes. Finalizando as regionais, o Distrito Oeste, no Santa Isabel, contará com 69 agentes para 3.200 imóveis.