Saúde / Outubro Rosa

15 de Outubro de 2014 17h38

Mulheres recebem orientações sobre cânceres na Policlínica do Planalto

15/10/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Arquivo

Moradoras do bairro Planalto e região receberam, na tarde desta quarta-feira (15), orientações sobre os cânceres de colo de útero e de mama na Policlínica do Planalto, em comemoração ao Outubro Rosa. 

 

As orientações foram feitas pela enfermeira Cleide de Campos, pela técnica em enfermagem, Lindalva Paim, e pelo estudante de enfermagem, Alan Fernando Batista de Moraes. "Precisamos que vocês propaguem essas informações que estamos repassando aqui, as informações que vocês recebem nas unidades de saúde, pois o câncer é uma doença que se não for identificada no início pode levar a morte", ressaltou a técnica em Enfermagem Lindalva Paim.

Ela explicou às pacientes quais são os fatores de risco para se ter câncer de mama, assim como ressaltou a melhor forma de se detectar o câncer. "A melhor forma ainda é por meio do auto-exame. Todas as mulheres que ainda menstruam devem fazer o auto exames depois do sétimo dia do ciclo menstrual, e as mulheres que já não menstruam, devem fazer uma vez por mês. O toque deve ser feito desde a região das axilas, descendo para as mamas. Mas também é necessária a mamografia, mesmo que doa, é muito importante", completou.

A enfermeira Cleide de Campos falou às mulheres sobre o câncer de colo de útero. Ela explicou que as principais causas de câncer de colo de útero são o HPV, início precoce de atividade sexual, múltiplos parceiros, baixa imunidade, cigarro e más condições de higiene. "A melhor forma de prevenir ainda é a realização do exame preventivo indo a um ginecologista, e também buscando informações sobre a doença. Usar preservativos também é importante. E atualmente a Saúde pública já disponibiliza a vacina contra o HPV para meninas a partir de 11 anos", alertou.

Para a dona de casa e moradora do bairro Planalto, Alaíde Pereira da Silva, de 48 anos, palestras como estas são muito importantes, pois levam informações relevantes a população. "Já fiz meu exame preventivo deste ano e agora vou fazer ultrassom de mama. Tenho um pequeno nódulo na mama direita, mas não é maligno, mesmo assim faço o acompanhamento anual, então é muito importante ter o máximo de informações possíveis sobre essas doenças", concluiu.

OUTUBRO ROSA - Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde de Cuiabá estão intensificando o atendimento às mulheres na realização de exames preventivos (CCO) e de mama. 

Confira a programação para o mês de outubro em algumas unidades:

Dia 20: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Coivaras (abrangência PSF Aguaçu)

Dias 20 a 24: palestras e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Renascer

Dia 21: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Centro de Saúde Cidade Verde

Dia 22: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Rio dos Peixes

Dia 22: palestra e coleta de exames - a partir das 8 horas - Centro de Saúde Quilombo (Centro Comunitário)

Dia 23: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Coxipó do Ouro (PSF Rio dos Peixes)

Dia 24: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Barreiro Branco (PSF Rio dos Peixes); PSF Santa Amália e PSF Jardim Araçá

Dias 27 a 29: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Centro de Saúde Pico do Amor

Dia 30: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Aguaçu