Saúde / Saúde

27 de Fevereiro de 2014 13h53

Mauro Mendes vistoria obras da UPA do Pascoal Ramos

27/02/2014

DANIELE DANCHURA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes vistoriou, na manhã desta quinta-feira (27), as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos. Atualmente, 40% da obra já foram concluídos.

"Estamos realizando todas as ações necessárias para que o cronograma de entrega da unidade seja cumprido. Nós conseguimos destravar a obra, que estava se arrastando há algum tempo, e agora podemos ver que os trabalhos estão em um ritmo satisfatório", explicou o prefeito. 

Ele lembrou da importância da unidade de saúde para a região. "Nós temos aqui na região Sul de Cuiabá aproximadamente 150 mil habitantes e todos poderão contar em breve com o atendimento da UPA. Além disso, sabemos que moradores de outras regiões e até mesmo outros municípios da Baixada Cuiabana, como Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, acabarão sendo beneficiados com esta obra. Por isso, é de suma importância que acompanhemos de perto tudo o que está sendo feito. Nosso maior objetivo é poder atender a toda esta população de uma forma digna", completou Mendes.

Para o deputado estadual Emanuel Pinheiro, o que ele viu hoje no canteiro de obras da UPA Pascoal Ramos foi um divisor de águas. "Venho acompanhando desde o começo a luta da população para consolidar esse compromisso, que é esta obra, e o que eu vi hoje aqui foi um divisor de águas. Hoje vi uma obra em andamento. Antes era apenas um terreno sendo preparado, era um canteiro de obras apenas, como poucos trabalhadores. Mas hoje vejo uma obra edificada, mostrando o esqueleto do que ela será em breve", ressaltou.

O presidente do bairro Pascoal Ramos, Edmirço Batista de Souza (Neno), que também é representante da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (Ucam) no Conselho Municipal de Saúde, acompanhou a vistoria do prefeito Mauro Mendes à obra da UPA Pascoal Ramos e falou sobre a importância da conclusão da obra. "A esperança da nossa comunidade é que a obra seja entregue o mais rápido possível, pois assim teremos condições melhores para a sociedade, não só de atendimento médico, mas em tudo, desde o estacionamento tanto para os usuários da UPA quanto para o trabalhadores da unidade. Teremos melhor qualidade de vida", concluiu.

O secretário de Saúde, Werley Peres, explicou que as UPAs têm capacidade para atender regiões com até 250 mil habitantes - e que a do Pascoal Ramos poderá atender tranquilamente toda a região Sul e a população de outros bairros também, e até municípios da Baixada Cuiabana. "Com a instalação das UPAs conseguiremos desafogar o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e, com isso, atender melhor a população cuiabana. Até o fim do ano teremos duas UPAs em pleno funcionamento e, até o fim de 2015, serão quatro UPAs, dando cobertura para toda a população cuiabana, um investimento valiosíssimo na saúde da capital", enfatizou Peres.

Todas as quatro UPAs da capital serão do Porte III, conforme determina o Ministério da Saúde. As UPAs Porte III têm de 13 a 20 leitos de observação e capacidade para atender até 450 pacientes por dia, abrangendo uma região de até 300 mil habitantes.

Também acompanharam o prefeito na visita os secretários de Obras Públicas, Marcelo Oliveira, e de Comunicação, Kleber Lima.