/

04 de Março de 2013 17h42

Mauro Mendes mostra a realidade do Pronto-Socorro de Cuiabá

04/03/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes apresentou hoje (04) a realidade vivida por funcionários e pacientes do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Acompanhado de toda a imprensa e do secretário de Saúde, Kamil Fares, o prefeito expôs os problemas de um hospital antigo e superlotado.
 

Com 27 anos de fundação, o Pronto-Socorro de Cuiabá realiza sete mil atendimentos por mês e é referência em cirurgias ortopédicas e tratamento de queimados em Mato Grosso. No entanto, precisa conviver com problemas como infiltrações, rede de água e esgoto com mau funcionamento, equipamentos sucateados, salas abandonadas e paredes e teto quebrados. 

Durante coletiva de imprensa após a vistoria, Mauro Mendes anunciou algumas medidas que já estão em andamento para desafogar o hospital. “Contratamos mais de 60 médicos para atuar nas seis policlínicas, o que transfere parte da demanda para lá. Também fomos autorizados pelo Ministério da Saúde a contratar mais 100 leitos de UTI para transferir os pacientes daqui. Desses, 42 leitos já estão em funcionamento na Santa Casa de Misericórdia”, disse. 

Além disso, outras ações serão colocadas em prática a partir desta semana. “Temos uma equipe já montada da Secretaria de Obras Públicas para fazer os reparos mais urgentes no prédio do Pronto-Socorro, como as infiltrações e rede de esgoto”, explicou. 

Na última sexta-feira (1º), a sala onde era feita a esterilização de materiais do Pronto-Socorro foi interditada e, a equipe, transferida para outra sala. De acordo com o secretário Kamil Fares, todo o complexo onde ficava a esterilização será bloqueado. “Como está muito grave para que sejam feitos apenas reparos, vamos fechar aquela parte e, posteriormente, ela deverá passar por uma reforma maior”, explicou. 

Apesar de todas as dificuldades, Kamil Fares destacou o trabalho dos 1.200 servidores do Pronto-Socorro Municipal. “Já vi muitos funcionários tristes, inclusive chorando, por causa das más condições de trabalho. Mas esse é o único hospital que salva vidas em Mato Grosso. É o único que está sempre de portas abertas”, enfatizou. 

Litígio 

A reforma no Pronto-Socorro de Cuiabá terá que ser feita com recursos próprios da Prefeitura Municipal, ou seja, da chamada “Fonte 100”, composta pela arrecadação de impostos municipais. 

“A Prefeitura não tem a escritura desse prédio e existe um litígio na Justiça que nos impede de pleitear recursos do governo federal. Isso pode atrasar ainda mais as mudanças que pretendemos fazer”, explicou Mauro Mendes. 

No entanto, o prefeito anunciou que até o dia 25 de março deverá anunciar o local em que o novo Pronto-Socorro será construído. “Temos três áreas sendo estudadas e, assim que escolhermos, vamos anunciar. Em abril já devemos abrir a licitação para o projeto e espero começar a construção ainda neste ano”, disse. 

Demissões 

Ainda com o objetivo de tornar a rede de saúde municipal como referência em todo o Estado, o secretário Kamil Fares anunciou a demissão de seis médicos, todos lotados em Programas de Saúde da Família (PSF). 

“Eram pessoas que não tinham mais interesse em exercer uma medicina humana. Já não cumpriam mais a carga horária ou faltavam mais do que trabalhavam. Na medida em que essas ações forem sendo percebidas, vamos renovando o nosso quadro de servidores”, afirmou.