Saúde / Atendimento

08 de Agosto de 2014 17h15

Mauro Mendes entrega PSF Santa Isabel à população

08/08/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

O sentimento de voltar para "casa" depois de praticamente um ano, para a enfermeira Zirley Maria da Silva, pode ser definido por uma palavra: satisfação. Ela é a profissional responsável pela unidade do Programa de Saúde da Família  (PSF) Santa Isabel I há 14 anos. A reforma das unidades PSF Santa Isabel I e II foi entregue na manhã desta sexta-feira (08) à população pelo prefeito Mauro Mendes juntamente com o secretário municipal de Saúde, Werley Peres.

Zirley contou que é funcionária pública há 20 anos e, desde maio do ano 2000, quando foi implantado o Programa de Saúde da Família no bairro Santa Isabel, realiza o trabalho na região. "Satisfação é a palavra que pode resumir o que a gente sente voltando para o ambiente de trabalho, onde podemos demonstrar o nosso profissionalismo, a nossa satisfação pessoal e profissional de trabalhar na saúde. Voltando a trabalhar na unidade posso dizer que o bom filho à casa torna. Agora poderemos trabalhar com qualidade na assistência aos pacientes, a estrutura ajuda em muito ao atendimento", ressaltou.

Com a unidade funcionando temporariamente na biblioteca do bairro, a sala de vacinas não estava funcionando e com isso, a vacinação era feita apenas duas vezes por semana. "O berço da unidade básica de saúde é a sala de vacinas, e aqui agora nós iremos retomar a vacinação todo dia de manha e de tarde. Teremos uma melhoria considerável na assistência à população", completou.

O presidente do bairro, Geraldo Julião, agradeceu o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Saúde para a realização da reforma e ao prefeito Mauro Mendes por ter se empenhado em concluiu a reforma da unidade de saúde. "Estamos muito bem servidos com esta unidade. É uma estrutura física muito boa e a equipe que aqui trabalha também é muito boa. Sabemos que a saúde como um todo ainda precisa melhorar, mas também sabemos que não se resolve tudo de uma hora para outra, por isso confiamos no trabalho que o prefeito vem realizando", enfatizou.

Para o secretário Werley Peres, a entrega da obra de reforma da unidade de saúde nada mais é que devolver à população o que é dela por direito, com mais conforto. "Pode não ser o ideal ainda, mas estamos nos esforçando. Nós entendemos que a função social do PSF é muito grande. Muitas vezes, as pessoas não vêm apenas para se consultar, mas para conversar, para ter companhia. E, por isso, precisamos de um mínimo de conforto para atendê-los e de uma equipe amiga", completou.

O prefeito Mauro Mendes foi enfático ao falar sobre os enfrentamentos que a gestão municipal vem realizando para regularizar a situação da Saúde. "Temos nos empenhado e nós vamos continuar nos empenhando cada vez mais para fazer os enfrentamentos que forem necessários, a fim de garantir a melhoria na saúde pública em Cuiabá. Cada um precisa fazer o seu papel. O meu papel não é mais importante do que qualquer outro servidor público. Também sou servidor público".

Mendes também ressaltou que a Prefeitura está realizando um programa de revitalização e reforma das unidades públicas de Cuiabá, não só da Saúde mas da Educação também. "Hoje estamos aqui e continuaremos o programa de revitalização das nossas unidades. Temos outras para melhorar e assim faremos, para trazer mais conforto e condições melhores de atendimento à população", concluiu.

O evento de reabertura das unidades do PSF Santa Isabel I e II também contou com a presença dos vereadores Toninho de Souza, Oseas Machado de Oliveira, Mário Nadaf e Paulo Araújo, que disse reconhecer o esforço que a gestão municipal está realizando para melhorar a saúde pública em Cuiabá. "Sei que precisamos avançar na questão da saúde, não apenas em Cuiabá, mas no país como um todo, mas também reconheço o esforço tem sido feito, na pessoa do prefeito Mauro Mendes, para mudar esse cenário", completou.