/ Pediatria

06 de Agosto de 2014 12h03

Mauro Mendes confere reforma do Pronto-Socorro

06/08/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

O prefeito Mauro Mendes, acompanhado da juíza da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, e do secretário municipal de Saúde, Werley Peres, visitou na manhã desta quarta-feira (06) as obras de reforma do 3° andar do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. O local abrigará a Ala Pediátrica, que terá 10 leitos de UTI, sendo dois isolamentos; cinco leitos de semi-intensivo; 23 leitos de enfermaria, destes nove serão para lactentes; e mais dois leitos de isolamento na enfermaria.

As obras tiveram início em março e a previsão é de que a ala seja entregue até o final do ano. "Esta é uma importante obra que está em andamento, uma obra sonhada por muitos e que em breve será realidade. Até o final deste ano, teremos a mais moderna e eficiente unidade e atendimento às crianças de Mato Grosso", enfatizou Mauro Mendes.

A juíza Gleide Bispo ressaltou que está muito feliz com o andamento das obras e disse que a retomada da reforma do andar é um sonho começado em 2012. "Estamos muito próximos de obter êxito. Finalmente nossas crianças terão um espaço próprio para serem tratadas dignamente", completou.

Médicas intensivistas da UTI Pediátrica do HPSMC também acompanharam a visita e disseram estar contentes com o que viram. "Para nós, a obra está indo muito bem", disse a pediatra Antônia Novaes. "Temos muito que agradecer ao prefeito e ao secretário que deram andamento na obra que estava parada há muito tempo", ressaltou a médica Margareth Mendonça. "Toda vez que a gente escuta o martelo batendo aqui em cima, nosso coração bate junto de alegria", disse emocionada Débora Paiva, também pediatra.

Aproximadamente 40% do total da obra já foi realizado. "A obra está tendo um bom andamento. Temos acompanhado de perto para não termos que estender muito o prazo. Acredito que após a conclusão, teremos um espaço pediátrico com muita qualidade e que responderá ao anseio de todas as pessoas que precisam, principalmente as crianças e seus pais", concluiu o secretário.

O valor do contrato para a reforma é de aproximadamente R$ 2,9 milhões. 

ELEVADORES - Mauro Mendes também conferiu a revitalização realizada nos dois elevadores existentes no HPSMC, que desde segunda-feira (04) estão em funcionamento. O primeiro foi entregue no dia 4 de julho, depois de 78 dias em reforma. 

O processo de revitalização teve início no 16 abril deste ano, depois que os dois aparelhos apresentaram problemas mecânicos e, por serem antigos, não havia como realizar a manutenção, e a troca seria inviável devido a estrutura física. Com isso, decidiu-se pelo processo de revitalização.

Toda a estrutura de caixa e porta dos elevadores foi trocada, sendo aproveitados apenas os motores e as máquinas de tração. Além disso, o mostrador de andares é de led e na porta também foi instalada uma placa informando o andar em braile, assim como no interior, junto as teclas. Os andares também são indicados por áudio, no interior dos elevadores.