/

02 de Janeiro de 2013 15h39

Mauro Mendes anuncia medidas para melhorar o Pronto Socorro de Cuiabá

02/01/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes, em seu primeiro dia de gestão à frente da Prefeitura de Cuiabá, visitou o Pronto Socorro Municipal e discutiu as primeiras atitudes para melhorar a saúde pública da capital. Segundo Mauro, a prioridade número um é reestruturar a rede secundária de saúde (policlínicas e PSFs), desafogando, assim, o Pronto Socorro.

Em Cuiabá, a rede secundária é formada por seis policlínicas, além dos Postos de Saúde da Família (PSF), mas o principal problema é a falta de médicos. “Há um déficit de 50% da real necessidade de médicos na rede pública em Cuiabá. Vamos agilizar a convocação de mais profissionais e, se necessário, realizar um novo concurso”, disse Mauro Mendes.

A deficiência do quadro profissional na rede secundária é uma das principais responsáveis pela superlotação do Pronto Socorro. Além disso, por ser referência estadual no atendimento médico, o hospital recebe muitos pacientes do interior. Esses pacientes representam cerca de 40% do total de atendimentos da unidade.

Prova disso é a aposentada Alaíde da Costa Godoy, de 69 anos, que veio de Rondonópolis. Ao conversar com o prefeito, sentiu esperanças em uma nova realidade no Pronto Socorro. “A gente está aqui e vê que os funcionários precisam de um ambiente melhor para trabalhar. Logo no dia 2 de janeiro o prefeito já veio aqui, então tenho certeza de que vai melhorar”, disse.

Durante a visita, Mendes conversou com servidores e pacientes, conhecendo o dia a dia no hospital. “Temos servidores bons e dedicados. Eles só precisam de melhores condições para trabalhar. É isso que vamos priorizar”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, o novo secretário de Saúde, o médico Kamil Fares, anunciou a formulação de um plano de emergência para sanar os problemas mais urgentes do setor. “Nos próximos dez dias vamos fechar esse plano e garantir que o fluxo na saúde e boas condições de trabalho e de atendimento ao público”, afirmou.

A visita foi acompanhada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed MT), representado pela advogada Fernanda Vaucher. “Até agora temos tido um ótimo relacionamento com o novo prefeito. Essa visita mostra o interesse que ele tem, de melhorar mesmo a saúde. Os médicos estão animados e prova disso foi a suspensão da paralisação”, elogiou a advogada.

Ortopedia  

Outra prioridade no plano de ações para a saúde são soluções para diminuir a fila de espera por cirurgias ortopédicas, uma necessidade em todo o Brasil.

Em Cuiabá, 60% dos atendimentos no Pronto Socorro são provenientes de acidentes de trânsito. Entre estes, 70% envolvem motociclistas. “A intenção é agir em outros setores para que esse índice diminua. Conscientização sobre a importância de seguir a legislação de trânsito e aplicar fiscalização nas ruas da cidade”, explicou Mauro Mendes.

Pediatria 

Mauro Mendes visitou também as obras da nova UTI pediátrica do Pronto Socorro, que estão em andamento. Serão instalados 60 novos leitos. “Enquanto essa obra não está concluída, vamos providenciar mais leitos na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Com essa parceria, serão 120 leitos para a pediatria só nesse hospital”, explicou.

Além da garantia de mais leitos na Santa Casa, o prefeito solicitou à Secretaria de Obras Públicas que faça um mapeamento de todas as obras em andamento referentes à saúde. “O objetivo é ver como podemos agilizar essas obras e estabilizar o fluxo de atendimento”.

Uma reunião com os médicos que atuam na capital está marcada com Mauro Mendes, que pretende estudar formas de atender a categoria. “Os problemas são os mesmos de outras gestões. O importante é que temos novas soluções”, finalizou.