/ Prevenção

22 de Julho de 2014 16h52

Implantação do projeto Vida no Trânsito é discutido em Cuiabá

22/07/2014

DANIELE DANCHURA

Representantes de órgãos ligados à saúde e segurança pública e ao trânsito de Cuiabá estiveram reunidos para discutir a implantação do projeto Vida no Trânsito na Capital. Lançado em 2010 pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o projeto tem o objetivo de reduzir a mortalidade por acidentes de trânsito através de programas sociais.

Além da realização da oficina "Processo de Integração de Dados", realizada nos dias 16 e 17 de julho, que capacitou os profissionais para coleta e qualificação das informações de acidentes de trânsito com vítimas, de modo a viabilizar o prosseguimento da implementação do Projeto Vida no Trânsito, a apoiadora do Ministério da Saúde e servidora da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (RS), Karla Livi, também esteve reunida com o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres, para reforçar a importância do projeto.

Para Peres, o projeto é de suma importância já que os acidentes de trânsito são as principais causas de morte entre jovens de acordo com o Ministério da Saúde. "Além das mortes, temos aqueles que ficam com sequelas permanentes devido aos acidentes de trânsito, principalmente de motocicleta, como por exemplo, as amputações. No Pronto-Socorro de Cuiabá, por exemplo, a média é que a cada duas horas atendemos um acidentado do trânsito, principalmente motociclistas. Por isso é de suma importância unirmos forças para tentar diminuir estes índices", afirmou.

A apoiadora do Ministério da Saúde, Karla Livi, afirmou que o projeto é prioridade para o Ministério, já que o Brasil ocupa o 5° lugar no mundo com relação a mortes causadas pelo trânsito. "É uma ação interministerial, pois não depende apenas da Saúde, e sim da segurança pública, da justiça, do trânsito e outros", completou.

Durante a reunião, Peres reafirmou o compromisso da Secretaria de Saúde de Cuiabá com o projeto e também foi definida a republicação das portarias do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito e da comissão de análise de dados. "Essa comissão é que irá analisar os efeitos graves e fatais dos acidentes de trânsito ocorridos em Cuiabá para se ter uma base sobre a realidade local e direcionar programas e projetos", ressaltou.

Para Livi, a reunião foi muito proveitosa e agora será necessário que novas reuniões sejam realizadas com os outros setores para a implementação do projeto. As reuniões deverão ser marcadas para setembro, quando a apoiadora do Ministério da Saúde retornará à Cuiabá.

DADOS

De janeiro a junho deste ano, 2.104 pessoas deram entrada no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá vítimas de acidentes de trânsito envolvendo carros e motocicletas, o que representa aproximadamente 12 acidentes por dia com vítimas na capital. Desse total, 1.690 foram vítimas de acidentes com motocicletas e 414 com carro.

No caso de vítimas de acidentes com motocicleta, a maioria é de homens, num total de 78,1% (1.320) do total, e a faixa etária mais atingida é entre 20 e 29 anos, com 693 dos casos. Em seguida está a faixa etária entre 30 a 39 anos (419), depois entre 40 a 49 anos (241) e entre 15 a 19 anos (193). O mês com maior número de atendimentos foi junho, com 331 atendimentos.

Já em relação às vítimas de acidente com carros, 69,3% das vítimas são homens, num total de 287 pessoas. E a faixa etária segue a mesma sequência das vítimas de motocicleta, sendo a maioria entre 20 a 29 anos (138 casos), seguida das faixas de 30 a 39 anos (98), 40 a 49 anos (71) e 15 a 19 anos (38). O mês com maior número de atendimentos foi março, com 103 casos.