/

04 de Março de 2011 17h14

HPSMC recomenda cuidados com fogos durante o carnaval

04/03/2011

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/HPSMC

O Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC) alerta a população no período festivo de carnaval para os cuidados necessários com o manuseio de fogos de artifícios e outras brincadeiras próprias do período que podem ocasionar queimaduras.

Nos meses de fevereiro e março do ano de 2010 foram registradas 268 acidentes com pessoas que foram vítimas de queimaduras. Na maioria das vezes as pessoas mais atingidas estão na faixa etária dos 20 aos 29 anos. No ano de 2010 foram constatados 1.529 atendimentos no tratamento de queimados da unidade, conforme dados revelados pelo setor de estatística do hospital.

O alerta distingue os tipos de queimaduras: as de primeiro grau, que são leves, quando ocorre vermelhidão no local seguido de inchaço; de segundo grau, que causam dores mais intensas e normalmente aparecem bolhas ou desprendimento da pelo afetada, que têm recuperação mais lenta; e as de terceiro e quarto grau, que são as mais graves, que costumam causar a destruição total da pele, atingindo todas as camadas da pele, e que podem ser fatais. E a outra que é causada pela eletricidade, de graves proporções e que pode ser fatal.

Os primeiros socorros recomendados são: assim que acontecer a queimadura, jogar água corrente, não usar pasta de dente e nem folha de bananeira como ensinam os mais antigos. Ou utilizar um tecido, umedecido com água fria, para fazer compressa no local, lembrando-se ainda que o indicado é sempre procurar o atendimento médico. 

Atendendo de 150 até 250 pessoas vitimas de queimaduras no estado mensalmente, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), setor de atendimento específico do Pronto Socorro de Cuiabá (HSPMC), existe há mais de vinte anos. A unidade de saúde emergencial é a única no estado, contém sala especializada no tratamento de queimaduras, com equipe multidisciplinar. Além de socorrer pacientes oriundos de outros Estados, como Rondônia e Goiás.

O CTQ é uma unidade exclusiva da cidade de Cuiabá e recebe recursos da Secretária de Saúde do Município.

 

Maiores informações:
3617-7973