Saúde / Atitabagismo

28 de Agosto de 2016 07h30

Grupos terapêuticos realizarão ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo

28/08/2016

MICHELLE CANDIDO

Luiz Alves

Arquivo

A Coordenação de Programas Especiais junto com a Equipe Técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, realizará na próxima segunda – feira (29), pela manhã,  nas unidades de saúde ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Será também será inaugurado o Grupo Terapêutico de Controle ao Tabaco, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Praieiro, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento disponível e esclarecer dúvidas sobre a dependência e malefícios que o cigarro pode trazer para saúde.

A programação contará com atividades educativas como seminários de educação continuada com a equipe multidisciplinar das unidades de saúde e distribuição de materiais educativos. As equipes ainda estarão prestando orientações parar quem deseja parar de fumar, como também informações sobre as conseqüências do fumo passivo na família, no ambiente de trabalho e em outros locais.

Os malefícios do narguilé será um dos tema de debate nos grupos, pois vem ganhando cada dia mais popularidade entre os mais jovens.

Em Cuiabá, algumas unidades já desenvolvem o trabalho com Grupos Terapêuticos de Abordagem Intensiva ao Fumante, a unidade PSF Despraiado I (com grupo de 60 pacientes), PSF Despraiado II (com grupo de 40 pacientes), PSF Santa Isabel II (estão trabalhando com dois grupos um no período matutino com 34 pacientes e no período vespertino com 35 pacientes), PSF Pedra 90 III ( grupo com 20 pessoas), PSF Pedra 90 IV( grupo com 20 pessoas) PSF Nova Esperança I (grupo com 05 pessoas), PSF Lixeira/Baú (grupo de 13 pacientes), Centro de Saúde (CS) Campo Velho (grupo com 45 pessoas), PSF Jardim Fortaleza (grupo de 15 pacientes), PSF Jardim Araçá (grupo de 15 pacientes), PSF Santa Amália (grupo de 15 pacientes), PSF Praeiro (grupo de 15 pacientes) e o PSF Pico do Amor (grupo de 15 pacientes).

“Buscamos com o Programa Nacional do Controle do Tabagismo atingir o maior número de tabagistas, para que ao aderirem ao programa possam encontrar apoio psicoterapêutico para deixarem o tabaco, evitando assim agravos a si mesmo e a seus familiares por passividade”, explicou a responsável técnica do Programa, Brenna Bianka de Souza.

O tratamento em grupo terapêutico funciona por meio  de reuniões estruturadas, cada uma com um tema e roteiro específicos, estabelecido pela equipe da unidade de saúde. As reuniões são realizadas geralmente uma vez por semana com duração de 1h30mim e, é supervisionada por profissionais de saúde de nível superior, capacitados no Programa Municipal do Controle do Tabagismo.

Com a intervenção do programa o adepto poderá ter maior qualidade de vida evitando agravos futuros pelo uso do cigarro. A atenção primária trabalha com a prevenção de doenças e promoção da saúde e para tanto o Programa antitabagismo a orientação e suporte de profissionais e de tratamento medicamentoso para que o tabagista possa abandonar o vício o quanto antes, evitando desta forma complicações sério à sua saúde.

O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de drogas como álcool, cocaína heroína. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em conseqüência do tabagismo.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3617-7364, da Diretoria de Atenção Básica/Programa de Controle do Tabagismo.