Saúde /

30 de Julho de 2013 14h43

Grande Morada da Serra terá cinco novos Postos de Saúde da Família

30/07/2013

JC Patrício

A Prefeitura de Cuiabá vai implantar cincos novos postos do Programa de Saúde da Família para ampliar o atendimento médico na região da Grande Morada da Serra e colaborar com o alto índice de atendimentos da UPA Morada do Ouro. O principal objetivo é levar a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população.

 

A estratégia do Programa de Saúde da Família é priorizar as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou em casa, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes do PSF.

 

Para a implantação das cinco novas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde vai utilizar a estrutura da Policlínica do bairro CPA I. Depois da construção da UPA 24 Horas da Morada do Ouro, a policlínica presta apenas atendimento ambulatorial especializado, enquanto a maior demanda é por serviços básicos.

 

O fechamento do Pronto-Atendimento da Policlínica do CPA I gerou uma sobrecarga no atendimento da UPA. No primeiro mês de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento teve um volume de consultas e procedimentos muito superior ao da sua capacidade, que é de 450 pessoas a cada 24 horas.

 

De acordo com secretário-adjunto de Saúde, Fernando Silva, com a implantação dos PSF os serviços médicos nas áreas de clínica-geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e clínica médica terão plenas condições de atender à população que hoje procura a UPA, que deveria se dedicar exclusivamente às urgências e emergências.

 

Com cinco novos Postos de Saúde da Família, a Prefeitura de Cuiabá amplia a cobertura de atenção básica de saúde na região da Grande Morada da Serra, que hoje conta apenas com os centros de saúde do CPA III e CPA IV.