/

30 de Maio de 2011 08h00

Exposição de animais sinantrópicos orienta sobre doenças

30/05/2011

Jc-Patricio/SMS

A maioria das pessoas provavelmente jamais ouviu falar em animais sinantrópicos, mas um único exemplo já é suficiente para todo mundo saber o que eles são e o perigo que representam para a saúde humana. Cães e gatos, porcos e cavalos são animais domésticos, criados pelo homem para fins de companhia, alimentação e transporte. Sinantrópicos são animais que convivem com o homem independente da sua vontade. Nessa categoria se incluem ratos, pombos, baratas, mosquitos, moscas, pulgas e até cobras, lacraias e escorpiões. Companhias indesejáveis, que podem causar muitos problemas à saúde das pessoas.

Para levar esclarecimentos e orientar a população sobre as doenças e cuidados que se deve ter, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realizará, a partir das 8h30m desta segunda-feira (30), na Praça Alencastro, uma exposição de animais sinantrópicos, com farta distribuição de material educativo. Essa atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá, através da Vigilância Ambiental, participará ativamente de todas as atividades, que inclui ainda distribuição de mudas de árvores cedidas pela Empaer e sacolinhas para coleta de lixo. Haverá ainda blitz ambiental com sensibilização para se evitar as queimadas . A Polícia Ambiental fará uma exposição de animais taxidermizados (empalhados).