Saúde /

13 de Julho de 2011 12h50

Expoagro: arrecadação de alimentos em prol do Hospital de Câncer é um sucesso

13/07/2011

Ângela Jordão/PMC

Aproximadamente cinco toneladas de alimentos foram arrecadadas na noite de terça-feira, dia (12-07), na 47ª Expoagro. Os alimentos serão doados para o Hospital de Câncer de Cuiabá. A ação social foi uma iniciativa da primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, em parceria com o Sindicato Rural (organizador da Expoagro) e a Fabinho Promoções e Eventos.

Na noite de terça-feira, o ingresso à Expoagro foi um quilo de alimento ou um litro de leite. Centenas de famílias compareceram ao evento e fizeram a doação com satisfação. “Nosso povo cuiabano é muito bom e generoso. Agradeço a todas as pessoas que compareceram a Expoagro nesta noite e que estão ajudando o Hospital do Câncer. É um momento muito especial para Cuiabá. Todas as pessoas que aqui compareceram e fizeram sua doação abrilhantaram a festa”, declarou emocionada a primeira dama, que fez questão de estar presente na noite, acompanhando a arrecadação.

A Prefeitura de Cuiabá também contribuiu. Cada Secretaria Municipal doou 300 litros de leite, número que chegou a mais de seis mil litros do alimento. “Toda esta movimentação mostra a solidariedade de nossa população. As pessoas ajudam, mas o poder público também faz a sua parte organizando este tipo de ação”, disse Vicente Falcão, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.

Na programação de ontem da 47ª Expoagro estavam previstos shows com a cantora Amanda, Dois a Um, Gustavo e Fabinho e os Thomé, além das atrações tradicionais, como parque de diversões, barracas de alimentos e vestuários, e stands de diferentes empresas.

Para Fábio Martins, da Fabinho Promoções e Eventos, responsável por toda a organização cultural e de negócios da exposição, a alegria era maior em promover a noite de terça-feira, porque significa a ajuda a uma instituição séria e tão importante como é o Hospital de Câncer de Cuiabá. “O maior evento de Mato Grosso não poderia ficar fora desta ação. Na realidade nos sentimos honrados por firmar esta parceria, em que todos trabalham por uma instituição que ajuda tantas pessoas, como é o Hospital de Câncer”.

Hospital do Câncer

O Hospital do Câncer de Cuiabá é a única grande unidade pública especializada no tratamento do Câncer no estado. Em 2010, o hospital atendeu 45.500 pessoas, número que chega a média de 3.500 atendimentos/mês. São pessoas de todo Mato Grosso e até de estados vizinhos.

O diretor do Hospital, Dr. João Castilho Moreno, explicou que os alimentos arrecadados na Expoagro serão utilizados não somente no atendimento aos pacientes, mas a todas as pessoas que passam pela unidade diariamente. “Na maioria das vezes, o paciente chega acompanhado de duas ou mais pessoas, que passam o dia no hospital. Nós não podemos deixar de alimentar estas pessoas também, em geral pessoas muito carentes. Com essa arrecadação, teremos alimentos para atender a todos”, concluiu.