Saúde /

04 de Fevereiro de 2011 10h41

Excesso de pacientes oriundos de Várzea Grande prejudica o atendimento em Cuiabá

04/02/2011

Larissa Malheiros-Assessoria HPSMC

A suspensão dos serviços públicos de Saúde no município de Várzea Grande atingiu diretamente as unidades de saúde de Cuiabá. Os últimos levantamentos realizados pelo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) revelam que a partir do dia 27 de janeiro deste ano os números no atendimento da porta de entrada cresceram diariamente cerca de 50% se comparados com os dados do ano anterior.

No dia 31 de janeiro a unidade recebeu cerca de 270 pacientes,  quase 50% a  mais do que no mesmo dia do ano anterior, quando foram feitos 181 atendimentos.O Pronto Socorro possui 197 leitos conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (Cnes). Porém, atualmente os números apresentados mostram que a capacidade diária de pacientes excede o número de leitos. Como aconteceu na última quarta-feira (02-02) cujos registros do HPSMC somaram 259 atendimentos, ou seja, 31,5% a mais do que a capacidade de leitos oferecidos.

Os últimos registros mostram que a situação atual do município vizinho tem prejudicado os atendimentos e as condições da unidade. Segundo o diretor do HPSMC, Jair Gimenes Marra, o aumento absurdo de pacientes na unidade pode ocasionar vários problemas. Entre eles, a organização dos leitos e os medicamentos que acabam saindo do planejamento dos gastos mensais. “Nosso consumo é planejado; com o aumento na demanda de paciente corremos o risco da falta de remédio, além das condições que acabam ficando precárias por não termos uma estrutura para tanta gente.

Um dos exemplos do aumento da demanda está na sala vermelha do Pronto Socorro, que é a sala de emergência. Gimenes relata, que o local é apenas de emergência, para estabilizar o paciente que entra com risco imediato de morte e na seqüência encaminhá-lo para o local de tratamento, UTI ou enfermaria. “A sala de emergência tem a capacidade para cinco pessoas, com este aumento hoje temos 24 internadas no local. Um local que não é de internação e sim de estabilização”,comentou o diretor.

Para o Secretário Municipal de Saúde Maurelio Ribeiro, a interdição do Box de emergência de Várzea Grande travou os atendimentos de urgência e emergência do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. “Um caos na saúde do município vizinho que travou nossa emergência no HPSMC”.

 

Mais informações:
3617-7379.