Saúde / Melhor Idade

31 de Agosto de 2015 18h16

Evento quer mobilizar sociedade e poder público para as questões ligadas ao idoso

31/08/2015

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Pela primeira vez Mato Grosso vai receber o Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia (Coger). O evento  realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)-Seção Mato Grosso, acontecerá entre os dias 1º a 03 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá e deverá reunir cerca de 600 profissionais de diferentes áreas, para discutir “A Longevidade e seus Desafio”, tema desta  8ª edição do congresso.

Nesta segunda-feira (31), os secretários de Saúde, Ary Soares Junior e de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, receberam os organizadores congresso em busca de apoio institucional para a sua realização.

Para a fisioterapeuta Francielle Fiolkoski, secretária do Coger, esta será uma oportunidade para receber e congregar estudantes, pesquisadores, geriatras, gerontólogos e profissionais interessados na temática do envelhecimento. “A tônica  do evento é o fomento as discussões em torno do tema, a capacitação dos profissionais, além de abrir as portas para a discussão de propostas e dos desafios para melhoria da saúde e qualidade de vida da população idosa no Centro Oeste”, destacou.

Para as discussões dos temas ligados à saúde, assistência, inclusão, mobilidade, direito e outros, o evento contará com três salas simultâneas destinadas às  mesas redondas , painéis de  trabalhos e no salão principal, serão realizadas as conferências e simpósios. Na programação também foram contempladas apresentações culturais locais, programação social, cursos e pré-congresso.

“Nossa intenção é ampliar a participação do público trabalhando com temas de abordagem interdisciplinar, apresentados por profissionais qualificados e envolvidos na atenção ao idoso, não só do Estado de Mato Grosso, mas de todo o país”, explicou o geriatra e tesoureiro da SBGG e do congresso, Miguel Angel Claros Paz.

Panorama

Para a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a especialidade vive um crescente avanço científico, técnico e político mas algumas questões ligadas ao envelhecimento e à pessoa idosa, precisam de mais conscientização por parte do poder público e da sociedade.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), de 2010, 8.13% da população cuiabana é de maiores de 60 anos, o que na época representava 44.817 mil idosos.

Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior, além da capacitação e atualização dos profissionais da saúde, em relação ao atendimento a esse publico, algumas questões são fundamentais. “Precisamos conscientizar e ensinar as nossas crianças o respeito aos mais velhos promovendo a convivência. Além disso, questões como a assistência àqueles idosos abandonados pelas suas famílias e a reorganização e agilidades nos atendimentos de urgência e emergência, diminuindo o tempo e as filas de espera são fundamentais para que possamos promover o bem estar dos nossos idosos”.

Para o secretário de Assistência Social, José Rodrigues o atendimento integrado multidisciplinar e transversal à população idosa representa uma melhor qualidade de vida. “A população idosa esta crescendo e vivendo mais. A questão tem que ser uma pauta nas discussões de políticas públicas por parte do poder publico e da sociedade organizada”, destacou o secretário.

Outras informações

As informações e inscrições para o  8º Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia – “A longevidade e seus Desafios”, basta acessar o portal www.coger2015.com.br.