/

30 de Junho de 2011 16h36

Etapas regionais antecipam 9ª Conferência Municipal de Saúde

30/06/2011

Assessoria de Imprensa/SMS

Começam neste sábado, dia 02 de julho, as etapas regionais que antecedem a 9ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para os dias 13, 14 e 15 de julho e que terá como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro’. O objetivo das etapas regionais e colher subsídios e propostas para 9ª Conferência a partir dos debates envolvendo os usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço. As pré-conferências serão realizadas nas regionais Norte, Sul, Leste, Oeste e área rural.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde tem como finalidade analisar a situação da saúde de Cuiabá nos aspectos epidemiológicos, sociodemográfico e econômico bem como os avanços e desafios do sistema e dos serviços prestados. A partir dos debates será possível a elaboração das diretrizes da política de saúde e o fortalecimento do SUS em Cuiabá.

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marlene Leite, os principais eixos temáticos definidos para a 9ª Conferência são os avanços e desafios para a garantia do acesso e acolhimento da população, garantindo qualidade e equidade no atendimento. A participação da comunidade e a gestão pública do SUS também será debatida e avaliada.

“Tudo o que for discutido nas etapas regionais ficará como legado tanto para a Conferência Municipal como, posteriormente, para as Conferências Estadual e Nacional, em um processo de construção de um SUS melhor para todos”, resumiu Marlene Leite. 

Locais e horários 

As pré-conferências programadas para o dia 02/07 serão realizadas sempre no horário das 08:00 às 17:00, nos seguintes locais,

Regional Norte - Escola Avelino Ribeiro, no Bairro Morada da Serra

Regional Leste - Escola Tereza Lobo, no Bairro Dom Aquino, em frente ao Parque de Exposições

Etapa Rural – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, na Travessa São Joaquim, 315, no Bairro do Porto

As etapas das regiões Sul e Oeste serão realizadas no dia 09/07, também das 08:00 às 17:00, no seguintes locais:

Região Sul - Escola Municipal Maria Dimpina Lobo Duarte, no Bairro Pedra 90

Região Oeste – Escola Estadual Marcelina de Campos, no Bairro Santa Amália.