/

15 de Fevereiro de 2011 15h45

Estado e Município articulam parceria para ampliar espaço físico do Pronto Socorro de Cuiabá

15/02/2011

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/HPSMC

Durante visita feita à obra do piso inferior do Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC) pelo governador Silval Barbosa, o prefeito Chico Galindo e o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, o secretário de Saúde de Cuiabá, Maurelio Ribeiro, levantou a possibilidade de ampliação do Hospital Municipal utilizando o espaço que fica localizado ao lado da unidade.

Segundo o secretário Maurelio, o espaço onde hoje se encontra uma escola estadual desativada pode fazer parte da nova estrutura da unidade para ampliação dos leitos. “Precisamos ampliar o nosso espaço físico para atendermos os pacientes que chegam de todo o estado de Mato Grosso. Temos que pensar também no aumento da demanda durante período da Copa de 2014 em nossa capital”, ressaltou.

Em relação à proposta feita pelo secretário de Saúde de Cuiabá, o governador acenou com a possibilidade da liberação da área ao lado do hospital (da escola estadual), após a realização de um estudo técnico. “Temos um litígio da área para resolver, mas ainda hoje tomaremos providências para que este espaço seja cedido à Prefeitura de Cuiabá para a ampliação do hospital”, afirmou.

Ao final da visita, o governador Silval Barbosa assinou um convênio no valor de R$ 1,5 milhão com a Prefeitura de Cuiabá para a conclusão das obras de reforma da Ala Verde do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Em contrapartida, a Prefeitura fará a aquisição de novos equipamentos do setor em reforma.

Para o prefeito Chico Galindo, a aproximação com o Estado reforça o interesse em dar continuidade às parcerias estabelecias com o Governo.

“Queremos oferecer um tratamento de saúde de qualidade à população de Cuiabá. Não podemos mais ter nossos corredores cheios de pacientes e unidades superlotadas por falta de leitos”, comentou.

Conforme o secretário Maurelio Ribeiro, a parceria representa um momento importante para a população. “Precisamos de medidas emergenciais para diminuir os problemas que estamos passando
em Cuiabá. Precisamos da ajuda do Estado para continuarmos no caminho certo”, afirmou.

Pronto Socorro de Cuiabá

São exatamente
1.620,47 m2 de área para construção do piso inferior, que se encontra em reforma. O espaço está planejado para comportar 42 leitos e 33 cadeiras de internação e medicação intravenosa. Além de três consultórios, um clínico, um paraoftalmologista e outro para ortopedista. Outro setor que será implantado será o Banco de Sangue e o Laboratório.

Segundo o diretor do Hospital, Jair Gimenes Marra, a obra está transcorrendo dentro do cronograma previsto no projeto, que teve início em dezembro e tem a previsão para terminar em maio. “Além de mais conforto, vamos oferecer um tratamento mais digno e humanizado aos pacientes", disse.

A primeira reforma na unidade aconteceu em 2008 e contemplou o piso superior do Pronto Socorro com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

 

Mais informações:
 3617-7379.