/ Discussão

22 de Maio de 2014 08h25

Enfrentamento ao tráfico de pessoas durante a Copa é tema de seminário

22/05/2014

DANIELE DANCHURA

A Prefeitura de Cuiabá realiza na quinta e sexta-feira (22 e 23) o seminário “Enfrentamento às situações de violência: Tráfico de Pessoas, Exploração e Turismo Sexual na Copa 2014”. O evento será realizado no auditório da sede das Promotorias do Ministério Público Estadual, com abertura prevista às 8h30.

O objetivo do evento é reunir diversas instituições envolvidas no assunto para discutir ações de enfrentamento da situação de tráfico de pessoas, exploração e turismo sexual em Cuiabá, assim como também apresentar a atuação de cada uma destas instituições frente ao tema e socializar conhecimento. No final, o resultado será o plano de ação para enfrentamento destes tipos de violência na capital. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Ribeiro Arruda de Miranda, a realização do evento irá propiciar a programação e o fortalecimento das ações de enfrentamento das violências em Cuiabá. “Iremos capacitar os profissionais de saúde e áreas afins, além de chamar a atenção dos setores envolvidos e da comunidade em geral para a problemática do turismo e exploração sexual, que tende a aumentar coma situação de eventos em massa”, justificou.

Para o secretário de Saúde, Werley Peres, a importância deste evento se dá no fato de obter maior visibilidade às ações que são realizadas. “Paralelamente, queremos que os setores que atuam junto ao enfrentamento das violências tenham um maior envolvimento e articulação, para que possamos aumentar o número de notificações, melhorar nosso banco de dados e ter um melhor conhecimento situacional das violências”, completou.

A expectativa é de que aproximadamente 200 pessoas participem, entre profissionais da saúde, representantes do sindicato de hotéis, motéis e bares; da Secopa; das Secretarias Municipais de Educação, de Turismo, de Assistência Social; Polícia Militar; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; sindicato dos taxistas; da Secretaria Estadual de Segurança Pública; Delegacia da Mulher; Delegacia Especializada dos Direitos da Criança; Aeroportuários; Departamento de Turismo e Assessoria Municipal de Assuntos da Diversidade Sexual; Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.