Saúde /

04 de Dezembro de 2013 17h47

Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade

04/12/2013

JC Patrício

Nesta quinta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, especialidade que, apesar de ainda pouco conhecida, atende a milhões de pessoas em todo o Brasil atuando nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF).

Em Cuiabá, este especialista está presente nos 70 PSFs distribuídos nos quatro distritos regionais de saúde da Capital e na zona rural. Em razão da data comemorativa, o secretário Municipal de Saúde, Kamil Fares, destacou a importância do médico de família como “um profissional que trata de pessoas e não apenas de doenças”.

De acordo com o secretário, o médico de família estabelece um vínculo direto com a comunidade e seus problemas, e tem uma posição privilegiada para fazer a promoção de saúde, prevencão de doenças, diagnóstico precoce e até o tratamento de doenças que façam parte de sua capacidade clínica. “O médico de família é resolutivo em 90% das queixas médicas que atende.”

Cuidado integral

O médico de família e comunidade é, por definição, o especialista responsável por cuidar da saúde da população com base no princípio biopsicossocial, ou seja, na análise física, psicológica e do contexto social em que está inserido o paciente, podendo a partir daí não só diagnosticar e tratar, mas também prevenir doenças por meio de um cuidado contínuo e integral da saúde. Para isso, leva em consideração características como idade, sexo e ambiente familiar e social, pontos que interferem na causa das doenças e no diagnóstico adequado.

A medicina de família, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), envolve o desenvolvimento de uma assistência centrada no paciente, na família, com profissionais polivalentes, que atuem de maneira universal, integral (preventiva, curativa e de reabilitação), descentralizada e com participação popular.