Saúde / Prevenção

22 de Maio de 2014 10h00

Dia Mundial sem Tabaco será celebrado no dia 30 de maio em Cuiabá

22/05/2014

DANIELE DANCHURA

Divulgação

Com a preocupação de ampliar o conhecimento da população sobre a dependência e os malefícios do cigarro, a Prefeitura de Cuiabá, com o apoio e parceria do Fórum Permanente de Odontologia do Estado de Mato Grosso, realiza a 2ª edição do Dia Mundial sem Tabaco no dia 30 de maio, na Praça Alencastro, centro de Cuiabá.

O evento, que tem como tema “O Tabagismo faz você perder o melhor da vida, o futuro. Apague esse vício antes que ele apague você!” terá início às 8 horas e seguirá até às 17 horas. A previsão é de que cerca de mil pessoas sejam atendidas através do trabalho voluntário de aproximadamente 200 parceiros.

Além da distribuição de materiais educativos sobre o fumo e seus malefícios, no evento também serão realizadas orientações para quem desejar parar de fumar, como também informações sobre as consequências do fumo passivo na família, no ambiente de trabalho e em outros locais. As equipes ainda estarão orientando sobre o malefício do narguilé, que é equivalente a fumaça de 100 cigarros.

A unidade móvel do SESI, equipe de saúde bucal e alunos de odontologia do Univag também estarão no local fazendo orientações sobre as práticas de higiene bucal e de como realizar o auto-exame bucal. Também será realizada aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Também serão realizadas palestras e exibição de vídeos.

As equipes também irão realizar exames clínicos bucais, buscando lesões precursoras do câncer bucal. Nos casos de alterações será realizada a citologia esfoliativa na cadeira odontológica da unidade móvel do SESI. Para os participantes fumantes e ex-fumantes com mais de 40 anos, a citologia será obrigatória.

NÚMEROS - No Brasil, 23 pessoas morrem por hora por causa do tabagismo, cerca de 200 mil mortes por ano, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tabagismo é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal, e de 95% dos casos de câncer bucal.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que em 2014 surjam 15.290 novos casos de câncer de boca, sendo 11.280 em homens e 4.010 em mulheres. Para a região Centro Oeste a estimativa é de 840 novos casos para este ano, divididos em 590 em homens e 250 em mulheres. Para Cuiabá a estimativa é de 60 novos casos, 40 para homens e 20 para mulheres.

LUTA – O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado no dia 31 de maio, mas em Cuiabá será celebrado no dia 30 (sexta-feira). Durante o dia, serão realizadas manifestações pelo país com o objetivo de pressionar o governo a regulamentar a lei nº 12.546/2011 que garante ambientes livres de fumo para todo o país e proíbe a propaganda de cigarros, inclusive nos pontos de venda (artigo 49). A medida foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2011, mas ainda não foi regulamentada.

Serviço

Assunto: 2ª Edição do Dia Mundial sem Tabaco

Data: 30 de maio (sexta-feira)

Hora: 8h às 17

Local: Praça Alencastro, Centro