Saúde / Prevenção

25 de Abril de 2014 12h25

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (26) em Cuiabá

25/04/2014

DANIELE DANCHURA

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (26) o dia D de Vacinação contra a Gripe. A meta de Cuiabá para 2014 é vacinar um total de 119.483 pessoas até o dia 9 de maio, quando se encerra a campanha. Neste sábado todos os postos de saúde estarão abertos para receber a comunidade das 8 às 16 horas. No PSF do Pedregal o Dia D da vacinação também marcará a reinauguração da unidade.

A exceção serão as unidades de saúde localizadas na região do entorno da Arena Pantanal que irão atender até às 13 horas por causa da interdição das ruas em decorrência da realização do jogo Luverdense e Vasco.

As demais unidades estarão atendendo normalmente. Algumas estão passando por reforma e por isso o atendimento será realizado em outro local. 

A equipe do Centro de Saúde do Quilombo estará atendendo na Subprefeitura Regional Oeste, localizada na Praça Marques de Pombal, na Rua Juscelino Kubitschek, do bairro Santa Helena. 

Nos bairros Pico do Amor e Campo Velho a vacinação estará sendo realizada nos Centros Comunitários dos respectivos bairros. Já no Santa Isabel, a vacinação será na biblioteca comunitária do bairro. A vacinação do PSF Paiaguás será no PSF do Alvorada.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Além deste público, também deverão ser vacinadas pessoas portadoras de co-morbidades, idosos com 60 anos e mais de idade, trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, população privada de liberdade, puérperas e as gestantes.

Os pacientes que possuem co-morbidades (quando é acometido por pelo menos duas patologias, como por exemplo, hipertensão e diabetes) terão que obrigatoriamente apresentar prescrição médica para serem vacinados.

GRIPE OU INFLUENZA

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais). 

A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação.