Saúde /

03 de Dezembro de 2012 09h58

Cuiabá tem novo Centro de Atenção Psicossocial voltado para público adolescente

03/12/2012

João Carlos Queiroz - SMS (65) 3617-7377

 

A prefeitura de Cuiabá inaugurou na última semana o Caps AD III Adolescer "Maria José da Silva Rado".  O novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está funcionando no Jardim Europa. A obra custou R$ 444.863,16 mil – recursos do município – mais a participação do governo federal com recursos no valor de R$ 100 mil.

Durante a solenidade de inauguração na sexta-feira, dia 30 de dezembro, emocionado, Galindo salientou a importância do trabalho que o Caps realiza. "Cuiabá conta agora com um Caps estruturado, o primeiro nesse gênero no Estado, com capacidade para atender diariamente 60 pessoas. Realmente, é motivo de muita satisfação para todos nós, que apostamos integralmente na Saúde, composta de pessoas valorosas, idealistas, persistentes em tudo que fazem. E é uma honra inaugurar uma unidade desse porte. A meu ver, em face do magnífico trabalho prestado diuturnamente, é a obra mais importante da minha gestão. Portanto, encerro minha administração de maneira significativa".

Autor do projeto que originou a construção do Caps, o vereador Chico 2000 disse que tudo começou a partir de uma visita que recebeu de um casal desesperado. "A filha deles, uma criança de 14 anos, já estava dependente de drogas, e inclusive havia partido para a fase secundária do vício, prostituição e furto. Os pais me pediram então socorro".

O vereador disse que a edificação do Caps era um projeto que tinha em mente, mas que ganhou impulso decisivo a partir daí, "transformando-se na realidade atual graças ao apoio integral do prefeito Chico Galindo e do então titular da Saúde, Lamartine Godoy Neto. Só tenho que agradecer a Deus por tudo isso, uma estrutura de Saúde inédita no Estado, à disposição de Cuiabá para servir àqueles que querem se libertar dos seus vícios".

O Caps AD III Adolescer, que já funcionava antes mesmo de ser inaugurado oficialmente, é administrado pela enfermeira Fleuriza Constança Ormond, que sublinhou a alegria dos técnicos ali lotados quando os primeiros resultados positivos da luta daquela unidade contra as drogas começaram a se manifestar. "Eles mesmos, os pacientes, os usuários, são os primeiros a nos agradecer. A procura espontânea é a forma sincera de dizer que precisam de ajuda para se libertar das amarras impiedosas do vício. Isso é uma recompensa permanente para quem trabalha no Caps, emociona-nos profundamente".

O Caps AD III Adolescer é um serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) e oferece tratamento continuado para crianças, adolescentes e respectivos familiares com problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas em diferentes modalidades de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (duas a três vezes por semana) e não intensivo (até três vezes ao mês).

"Trata-se de serviço ambulatorial territorializado, que integra uma rede de atenção em Saúde e que tem, como princípio, a reabilitação psicossocial. Para tanto, dispõe de uma equipe de saúde multiprofissional, a exemplo de psicólogos, médicos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico, agentes de ação social, técnicos de enfermagem e administrativos" explica Fleuriza Constança Ormond.

Os encaminhamentos, finalizou, poderão ser realizados por outras unidades de saúde, setores governamentais ou não, e também pela chamada demanda espontânea, "que acontece quando o usuário comparece à unidade do Caps AD III por vontade própria. Ninguém é forçado a vir pra cá".