/

13 de Outubro de 2010 08h05

Cuiabá registra o segundo menor número de casos de dengue do ano

13/10/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

De acordo com o boletim da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa), relativo à última semana de setembro, Cuiabá registrou apenas dois casos de suspeita de dengue. Baseado nesses dados, a capital registra o segundo menor índice de manifestação da doença do ano.

 

O coordenador do Programa Municipal do Controle da Dengue, Fabio Henrique Silva, destacou que os baixos índices de registro da doença em Cuiabá é resultado do trabalho realizado no decorrer do ano, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a responsabilidade no controle da proliferação do vetor transmissor da doença.

 

“Isso é o resultado do trabalho intensivo que estamos realizando em campo. Visitamos as residências, alertamos a população sobre os cuidados e os deveres que cada um deve adotar para evitar que os mosquitos se proliferem”, explicou Fabio.

 

Cerca de 330 profissionais trabalham no Programa de Controle da Dengue de Cuiabá, são agentes de saúde, médicos veterinários, biólogos e assistentes sociais. Fabio Henrique destaca ainda que mesmo em período de estiagem, ou seja, de pouca incidência de chuvas na região, o trabalho continua a ser feito.

 

“A ação maior é para evitar que o mosquito nasça. E para isso é necessário que cada um seja responsável pelo seu quintal, evitando que o mosquito apareça evitaremos a doença. Temos controle dos pontos críticos, ou seja, dos lugares com maior registro de focos do mosquito”, esclareceu Fabio.

 

O secretário municipal de saúde, Maurélio Ribeiro, destacou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar ainda mais as ações contra a Dengue. Ele assegura que serão realizados vários mutirões nos bairros, eventos em praças e campanhas de publicidade para garantir a população o conhecimento necessário, e a responsabilidade de cada morador para evitar um surto da doença no verão.

 

“Estamos mobilizando a população para que cada cidadão seja um agente fiscalizador, e com isso poderemos evitar que a cidade passe por um surto de dengue. Contamos com a ajuda de todos nessa luta que não é só da secretaria e dos agentes de combate ao mosquito da dengue, e sim e todos”, enfatizou Maurélio.

 

Vale ressaltar que o estado do Mato Grosso, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), já registra o aumento nos casos de dengue em decorrência das últimas chuvas na região. Em Cuiabá a situação esta sob controle.

 

Maiores informações:

3617-7379 / 9976-2555