Saúde / Vigilância

23 de Maio de 2014 11h35

Cuiabá notificou três casos de dengue entre os dias 11 e 17 de maio

23/05/2014

DANIELE DANCHURA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou nesta quarta-feira (21), o boletim semanal da Dengue em Cuiabá. Entre os dias 11 e 17 de maio foram notificados apenas três casos da doença na capital. Ao todo, desde o início do ano até o dia 17 deste mês, foram notificados 740 casos de dengue, sendo confirmados 223 e um óbito. 

No mesmo período em 2013, o número de notificações foi quase três vezes mais do que neste ano. No ano passado, foram notificados 2.540 casos de dengue e confirmados 942, com dois óbitos.

Atualmente, dois óbitos ainda estão em investigação. Também foram atendidos em Cuiabá 78 pessoas notificadas com dengue de outros municípios mato-grossenses. No ano passado, foram 340 notificações de casos de pessoas vindas de outros municípios, sendo três óbitos e sete casos graves.

AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO

Cuiabá atualmente possui em torno de 272 agentes de saúde que realizam visitas nas residências. Os bairros são divididos em quatro regionais, cada uma tem aproximadamente 70 agentes trabalhando. Os agentes realizam visitas domiciliares de janeiro a dezembro, divididas em sete ciclos. Com isso, ao menos sete vezes ao ano o agente irá passar na residência.

Além das visitas domiciliares, também são realizados os levantamentos, monitoramento e encaminhamento da situação das praças, de terrenos baldios, de imóveis com acúmulo de materiais inservíveis e de casas abandonadas aos órgãos de competência como as Secretarias de Serviços Urbanos, de Meio Ambiente e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, além da parceria junto ao Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Também são realizadas as visitas de monitoramento aos pontos estratégicos de forma quinzenal. Os pontos estratégicos são ferros-velhos, cemitérios e pontos de depósito de lixo.

CUIDADOS

Para combater a dengue é preciso que a população também faça sua parte, limpando as calhas dos telhados e os pratinhos dos vasos de plantas; mantendo piscinas limpas; não deixando formar poças d’água; eliminando qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água e tampe bem as caixas d’água e os poços.