Saúde /

17 de Novembro de 2010 12h45

Cuiabá lança mutirões para Combate a Dengue amanhã

17/11/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Mais de 400 agentes de Saúde serão mobilizados para o lançamento dos mutirões de Combate a Dengue de Cuiabá, que começam amanhã (18-11), a partir das 8h, na Praça Ana Martinha, localizado no bairro Pedra 90 I.

Os secretários, municipal e estadual de Saúde, Maurélio Ribeiro e Augusto Amaral, juntamente com o diretor da Vigilância a Saúde e Ambiente, Benedito Oscar Campos, responsável pela ação, irão anunciar um pacote de ações contra a Dengue.

“Esta parceria sela uma força tarefa em prol do combate efetivo ao mosquito da Dengue em Cuiabá. Traçamos um Plano de contingência da Dengue e queremos alertar a população para esta luta cuja finalidade é salvar vidas”, reforçou Maurélio Ribei

O mutirão terá início no bairro que possui o maior índice larvário do município de Cuiabá, o Pedra 90 I. Conforme a Vigilância, o bairro foi responsável por 6,8 % dos casos notificados de Dengue no município de Cuiabá.

A supervisora distrital responsável pela região Sul, Léia Lama, informou que nos dois últimos meses foram visitados 5.914 imóveis naquela região, dos quais 2.333 depósitos foram tratados. Foram 284 casos notificados de Dengue no Pedra 90, no período de Janeiro a outubro de 2010.
Mais 19 mutirões estão previstos para acontecer até o final deste ano em diferentes regiões da cidade.
 
Confira o calendário dos Mutirões:

18/11


Pedra 90 I e II (Região Sul)


24 e 25/11


Industriário I e II (Região Sul)

Planalto e Itamaraty (R. Leste)
Jd. União e Jd. Florianópolis (R. Norte)
Jd. Sta Izabel (R. Oeste)

01 e 02/12


Pascoal Ramos, São Sebastião e São Del Rey (Região Sul)

Bela Vista e Carumbé (R. Leste)
Jd. Itapuã e Três Poderes (R. Norte)
Jd. Independência, limoeiro, Coesa e Novo Terceiro (R. Oeste)

08 e 09/12


Osmar Cabral (Sul)

Jd. Imperial I, II e Jd. Universitário (Região Leste)
Três Barras e Jd. Umuarama (Norte)

15 e 16/12


Passaredo I E II e Jd. Universitário (Leste)

Pedregal e Jd. Leblon (Leste)
Jd. Vitória (Norte)

22 e 23/12


Jd. Fortaleza e Jd. Liberdade (R. SUL)

Altos da Serra (Norte)
Porto (Oeste)
 
Cuiabá

Houve uma redução de 62,8% dos casos de Dengue em 2010. De acordo com o Boletim da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa), foram 11.214 casos notificados de dengue, em 2009, no período de janeiro a outubro. Em 2010, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, foram 4.177 casos notificados de Dengue. Apesar da redução dos casos, o índice de Infestação Larval (Lira - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) continua alto batendo a casa dos 3,4%, ou seja, durante o período chuvoso (de dezembro a março) a região infestada pode apresentar proliferação rápida do mosquito. De acordo com o Ministério da Saúde, o limite aceitável do Lira é de 1,0%.

Parceria Estadual

O Governo do Estado fará o lançamento oficial da “Campanha Estadual de Combate a Dengue” amanhã, às 16h, no salão Nobre "Clovis Vetoratto", do Palácio Paiaguás. Está prevista a presença do Governador Silval Barbosa e do Prefeito Chico Galindo e respectivos secretários de Saúde. A parceria entre as duas esferas governamentais de Mato Grosso garantirá 20 caminhões e cinco pá-carregadeiras que farão à limpeza dos depósitos de lixo em terrenos baldios em Cuiabá.

 
Mais informações:
3617-7379.