Saúde /

28 de Julho de 2010 12h00

Cuiabá incentiva campanha Mundial de combate a Hepatite Viral

28/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Nesta quarta-feira, 28, o Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro lidera a execução de um esforço destinado à mobilização de combate à Hepatite Viral.  O Programa Nacional de Hepatites Virais pretende imunizar a população brasileira contra hepatite, com prioridade em grupos considerados de maior vulnerabilidade.

Em Cuiabá as unidades básicas de Saúde (63 PSF e 22 Centros de Saúde) fornecerão,

das 8h às 17h, por tempo indeterminado, doses da vacina para crianças e adolescentes até 19 anos e a grupos considerados de risco, como trabalhadores na área da saúde, militares, carcereiros, garis, comunicantes de portadores de hepatite B, doadores de sangue, manicures e pedicures, populações de assentamentos e acampamentos indígenas, usuários de drogas, caminhoneiros, profissionais do sexo, pessoas de vários parceiros sexuais e portadores de DST’s.

Além da vacinação, serão entregues materiais educativos e preservativos como forma de orientação sobre os riscos de contaminação da doença nas unidades de Saúde. Conforme dados da Vigilância Municipal, em 2009 foram notificados 381 casos de hepatite (A, B e C) durante o primeiro semestre do ano. Já em 2010, 137 casos foram notificados nos primeiros seis meses do ano.

 



A gerente em Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, informou que a vacina é considerada como de rotina, sendo, portanto, fornecida nos postos de Saúde da Capital e durante a semana de combate mundial às Hepatites (26 a 30/07). O Governo do Estado de Mato Grosso repassou um incremento de mais 20 mil doses que devem servir de reforço para a população.

Hepatite 

 

A hepatite é uma doença que atinge diretamente o fígado, e compromete suas funções. Existem vários fatores que podem causar hepatite; ela pode ser viral (quando for causada por um vírus), auto-imune (quando nosso sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los); ou ainda ser causada por reação ao álcool, drogas ou medicamentos, já que é no fígado que essas substâncias são transformadas.

Hepatite A: É causada pela ingestão de alimentos sólidos ou líquidos contaminados.

 

Hepatite B: É uma das mais contagiosas, comum em países tropicais, na Amazônia Legal (inclui o norte de Mato Grosso). A transmissão se dá através do contato com secreções e ou fluídos corporais contaminados, como, por exemplo, relação sexual sem proteção ou o uso de seringas ou agulhas contaminadas.

Hepatite C: Ocorre após o contato com sangue contaminado.