Saúde /

27 de Junho de 2011 15h15

Cuiabá bate meta de vacinação contra gripe.Crianças precisam da 2ª dose

27/06/2011

Assessoria de Imprensa/SMS

Com 85,99% de cobertura, a Campanha de Vacinação contra o Vírus da Influenza (gripe) realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá superou a meta dos 80% preconizada pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil. Em todo o país a cobertura vacinal foi de 82,91% e Mato Grosso atingiu 82,85%.

Dos quatro grupos alvos da campanha na Capital apenas o das gestantes ficou aquém da meta (64,30%), porém com resultado também melhor que Mato Grosso (53,39%) e Brasil (56%). A cobertura no grupo de crianças entre seis meses e menos de dois anos alcançou 81,94%. No grupo de 60 anos e mais o índice foi de 89,64%. Para o grupo dos servidores da saúde, 97,68%.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Pires, declarou que apesar do sucesso da campanha da vacinação em Cuiabá é preciso lembrar aos pais a necessidade de levar os filhos com seis meses e menores de dois anos para a segunda dose da vacina contra o vírus da influenza, especialmente neste período de clima frio e seco.

De acordo com a coordenadora de Vigilância de Doenças, Agravos e Eventos Vitais, Ivanete Fortunato 6.383 crianças ainda precisam receber a segunda dose. “É muito importante lembrar aos pais que para as crianças nessa faixa etária são necessárias duas doses da vacina. A segunda, trinta dias depois da primeira”. A diretora informou que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades da rede municipal de saúde.