Saúde /

22 de Novembro de 2013 17h12

Crescimento da Aids entre adolescentes preocupa

22/11/2013

J C Patrício

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids e na semana que antecede a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) irá realizar uma série de atividades de esclarecimento, prevenção e diagnóstico da doença voltadas especialmente para o público adolescente.

Dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) demonstram que nos últimos cinco anos houve um aumento da Aids entre adolescentes na faixa dos 10 aos 19 anos. O sexo predominante ainda é o masculino, mas já se percebe um aumento progressivo de casos no sexo feminino.

Além do HIV, as chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) também têm crescido nesta mesma faixa etária.  Nos últimos cinco anos, Cuiabá registrou 50 casos de AIDS e 328 casos de hepatites B e C entre adolescentes. De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 142 novos casos de HIV positivos entre jovens e adultos. 

As atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids irão de 25 a 29 de novembro e contarão com campanha promovida pelos CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) das políclinicas do Coxipó, Verdão, Pascoal Ramos e na Clínica da Família do CPA  (antiga policlínica). 

A campanha irá oferecer aos adolescentes e público em geral testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Exclusivamente para o público adolescente, a equipe do Programa DST/Aids e Hepatites da SMS